Avançar para o conteúdo principal

Florais de Bach

 
Para Dr. Bach, a atitude mental tem um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação das doenças, observou que eram os estados emocionais que originavam as doenças ou as agravavam. Verificou que de nada adiantava tratar o corpo sem tratar o estado de espírito da pessoa.
Para tratar o corpo torna-se necessário que a pessoa modifique o seu estado de espírito em relação à doença e em relação à vida pois a doença não é mais do que o resultado da maneira como a pessoa vê e aceita o mundo à sua volta.
As essências Florais de Bach são únicas, simples de usar, não têm qualquer contra-indicação, não interferem com qualquer remédio convencional nem alternativo e podem ser tomadas por qualquer pessoa, criança, animal ou planta - sim elas também beneficiam bastante.
Estas essências estimulam a capacidade que o corpo possui para se curar a si mesmo, através do equilíbrio das sensações negativas auxiliando a pessoa a ter mais autocontrole, a sentir-se bem consigo mesma e a usufruir daquilo que a vida lhe oferece de bom.
Assim as essências florais do Dr. Bach procuram melhorar os diversos estados de espírito e ajudar-nos a ver o mundo que nos rodeia de uma maneira mais positiva.
Assim à medida que a pessoa volta a ser quem realmente é, a sua vitalidade é aumentada e pode usar a sua própria força e paz interior para restaurar a sua saúde.
Estas essências harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra estados de ânimo negativos como, irritação, medo, sentimentos de culpa, etc. que o Dr. Bach considerava serem a causa real das doenças e da infelicidade.
O sistema Bach tem 38 essências, mais um composto de emergência que é o Rescue Remedy, que perfazem 39 estados arquétipos de cura; resultantes do conflito entre o Eu Superior e a Personalidade.
Essas essências foram divididas em 7 grupos distintos, onde foram observadas as personalidades e a forma como cada uma reage frente a uma doença; bem como os conflitos fundamentais que impedem de sermos verdadeiros para nós mesmos.
Os grupos são: do medo, da incerteza e insegurança, da falta de interesse no presente, da solidão, da hipersensibilidade às influências e ideias, do desespero ou desânimo e do excesso de preocupação pelo bem-estar dos demais.

Origem e Historia
O Dr. Edward Bach nasceu em 1886, na aldeia de Moseley, perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou uma grande sensibilidade e um grande amor pela natureza e desde cedo já demonstrava a sua aptidão para a medicina.
Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham e após a conclusão do curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública.
Como médico o Dr. Bach pôde observar como os pacientes reagiam às enfermidades e como essa reacção influía no decurso das doenças. Observou que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes, nem sempre tinha o mesmo efeito. Percebeu também, que medicamentos eficazes para algumas pessoas nem sempre actuavam noutras, e que pacientes com temperamentos similares curavam-se com remédios também similares. Ficou evidente a importância da índole do doente e que esta tinha influência no tratamento a ser administrado, e o mais importante, o corpo ficou menos importante que o equilíbrio emocional.
Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres, onde pode desenvolver as suas próprias ideias sobre homeopatia. Em 1929, o Dr. Eduard Bach era respeitado na área médica em toda Europa, mas obedecendo a um chamamento interior abandonou todas as suas actividades e partiu para o campo, em busca de novos remédios. Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos da sua nova medicina. De volta à cidade o Dr. Bach pôde verificar a eficácia das suas essências florais e a ajuda que as mesmas poderiam proporcionar a doenças de origem emocional.
O Dr. Bach morreu em 1936, deixando com o seu trabalho as essências florais que são utilizadas até hoje. O trabalho do Dr. Bach possibilitou uma nova visão das doenças, buscando uma razão emocional para as mesmas e tratando-as com uma combinação das suas 38 essências florais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...