Avançar para o conteúdo principal

Aromaterapia no tratamento anti-envelhecimento




Hoje em dia existem uma série de procedimentos estéticos para combater o envelhecimento da pele, entre eles o botox.

 Tais procedimentos geralmente são soluções de curto prazo que precisam ser constantemente repetidos e custam de muito dinheiro. 
Embora estes procedimentos nos dêem uma aparência melhor, a pergunta que fica é: "Será que vale a pena colocar estes produtos químicos em nossos corpos?"
Há muitas formas naturais que podem ajudar a nossa pele a ficar melhor, entre as quais os Óleos Essenciais.
Os óleos essenciais têm o poder de prevenir e regredir rugas, rejuvenescer as células saudáveis da pele e retardar o processo de envelhecimento.
Os antigos egípcios conheciam este segredo e utilizavam óleos essenciais em todos os seus cuidados com a pele em pomadas e loções.
Os óleos essenciais contêm grandes quantidades de moléculas de oxigénio, as quais têm a capacidade de atravessar membranas celulares levando assim, oxigénio e nutrientes para cada célula do corpo.
O termo "anti-oxidante" é bastante conhecido nos dias de hoje. Os anti-oxidantes destroiem os radicais livres no nosso corpo, mantendo-nos jovens e saudáveis.
Pois bem, saiba então  que os óleos essenciais contêm as maiores quantidades de anti-oxidantes do planeta.
Ao contrário do botox, os óleos essenciais não atrofiam ou paralisam os músculos faciais, mas sim, ajudam a melhorar o tónus da pele, a regredir rugas e a retardar o envelhecimento da pele. São seguros e naturais, sem os indesejáveis efeitos colaterais.




Alguma receitas com óleos essenciais para o cuidado da pele:

Reduzir rugas:
Sândalo 5 gotas
Gerânio 4 gotas
Lavanda 3 gotas
Olíbano (Incenso) 6 gotas
Diluir em 30 gramas de gel ou creme base e aplicar 2 vezes ao dia ou conforme necessário.

Reduzir marcas de expressão:
Lavanda 12 gotas
Mirra 12 gotas
Diluír em 30 gramas creme ou gel base.
Aplique nas áreas afetadas, 2 vezes ao dia.

Reafirmante da pele – pela manhã:
Tangerina 3 gotas
Cipreste 3 gotas

Reafirmante da pele – de noite:
Patchouli 8 gotas
Cipreste 5 gotas
Gerânio 5 gotas
Sândalo 1 gota
Diluir em 30 gramas de gel ou creme base.
Aplique na pele no momento específico do dia mencionado acima.





OLEO DE ROSA MOSQUETA
O óleo de rosa Mosqueta é um dos principais aliados da beleza natural devido ao seu grande poder de regeneração de cicatrizes da pele, manchas, estrias e rugas. 

A fama do óleo de Rosa Mosqueta vem do estudo, realizado na década de 80 pela Universidade de Concepción, no Chile, e recentemente em universidades europeias (Itália, Alemanha), onde se encontrou a assombrosa propriedade cicatrizante do óleo da Rosa Mosqueta em 180 pacientes com cicatrizes de vários tipos.

A Rosa Mosqueta é um grande aliado para:
A cútis: O uso contínuo do óleo de Rosa Mosqueta gera várias acções positivas na beleza da cútis: rejuvenescimento, acção anti-rugas, antibolsas e antiolheiras.
As vitaminas e nutriente que contém a Rosa mosqueta ajuda na luta contra o envelhecimento da pele, alisando as pálpebras, e suavizando a tonificação da pele.

O Corpo: A bela composição do óleo de Rosa Mosqueta é responsável pela sua acção hidratante na pele, proporcionando hidratação e suavidade à pele do corpo. Este óleo pode também ser usado para tratar problemas de pele, tais como estrias e cicatrizes. Durante a gravidez, normalmente é comprado esse óleo para evitar a formação de estrias.
As Mãos e Articulações: O óleo de Rosa Mosqueta é um excelente hidratante para as mãos, que tendem a perder a textura com a passagem do tempo.
O óleo de Rosa Mosqueta é usado também para cotovelos, joelhos e calcanhares, evitando a tendência natural à secura dessas partes do corpo.

Modo de Uso:

O óleo de Rosa mosqueta e seus derivados são normalmente utilizados em aplicações para a pele, se já for oleosa, somente a noite, após limpeza da pele; se for normal, pode usar até duas vezes: manhã e noite e se for extremamente seca, pode ser usado até três vezes ao dia, com massagem circular para garantir que a pele absorva.
Durante a gravidez, muitas mulheres também estão usando o óleo de Rosa Mosqueta para evitar estrias.  
Os resultados deste poderoso óleo serão observados a partir de 4 a 8 semanas de tratamento contínuo. O óleo de rosa Mosqueta é um presente da mãe natureza.


OLEO DE BORRAGEM
 Este óleo, extraído de uma planta que tem o mesmo nome (borago officinalis), possui características e propriedades semelhantes ao muito usado óleo de linhaça, que é rico em ácidos gordos essenciais ao organismo, favorecendo a renovação celular, o combate aos sintomas da menopausa e SPM, ajuda no emagrecimento, entre muitos outros benefícios à saúde.

Propriedades terapêuticas desse óleo:

EXCELENTE PARA A PELE, promove a renovação celular; tem propriedades adstringentes; regula a secreção sebácea e, quando aplicado em uma pele saudável, ele evita a formação de rugas.
Além disso, o uso desse óleo ainda: garante a humidade da pele, já que evita a perda de água; regula a gordura da pele, por causa de sua alta concentração de um ácidos gordos chamado GLA, cuja ausência resseca a pele e a torna propensa ao surgimento de rugas.
Ele também reduz a perda de colágeno; melhora o desenvolvimento de unhas e formação da pele; melhora a circulação dos vasos superficiais da pele e acalma qualquer irritação.
O ÓLEO DE BORRAGEM FAVORECE O SISTEMA CARDIOVASCULAR, pois dilata os vasos sanguíneos e impede a síntese do colesterol;
REGULA HORMONAS como estrogênio, progesterona e prolactina, favorecendo o sistema reprodutor;
BENEFICIA O SISTEMA NERVOSO, pois permite boa transmissão neural.
ESTIMULA o timo e ativa as células T.
O ÓLEO DE BORRAGEM TEM ACÇÃO SOBRE O METABOLISMO, reforçando a ação da insulina e prevenindo o desenvolvimento de células anormais;
SISTEMA RESPIRATÓRIO: atua em casos de bronquite, como expectorante;
SISTEMA HEPÁTICO: protege o fígado de alcoólatras; regula secreções lacrimais e salivares;


Se procura uma receita natural, não ira encontrar nada mais poderoso do que os óleos. Não é uma solução rápida como alguns procedimentos modernos, mas com paciência e perseverança, verá uma diferença notável em sua pele.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...