Avançar para o conteúdo principal

Massagem no controlo da dor crónica

Provavelmente deve conhecer pelo menos uma pessoa que está sofrendo de algum tipo de dor crónica...

É uma experiência muito debilitante ... Massagem terapêutica pode ser eficaz na redução da dor.




Estatísticas de dor

No Canadá, uma em cada dez pessoas sofrem de dor crónica, de acordo com o estudo da empresa candiana Ipsos Reid sobre a dor em  2001, que é cerca de 31% dos canadianos. Nos Estados Unidos, associação americana de dor estima que a dor crónica afeta aproximadamente 86 milhões americanos.

Massagem pode aliviar a dor?

Dor é notável, é a queixa mais frequente que chega aos médicos na América do Norte.
As autoridades médicas definem dor como uma sensação subjetiva que não pode ser observada ou mesmo medida directamente, e muitas vezes é explicado embora o conceito de stress ou stresse mental.
Em 1997, um inquérito de saúde dos EUA mostrou que os consumidores gastaram entre 4 e 6 bilhões de dólares na massagem.
A associação americana de massagem observou que 47% dos entrevistados numa pesquisa sobre a massagem terapêutica para aliviar e controlar a sua dor, e desses, 91% disseram que massagem terapêutica foi eficaz na redução da dor.

Alívio da dor

Na Grécia e Roma antigas, eram na verdade os médicos que utilizavam a massagem como um dos principais métodos para tratar a dor.
 Hoje, terapeutas de massagem são algumas das melhores pessoas treinadas para lidar com problemas miofasciais e síndromes de dor músculo-esqueléticas.
Por que? Os Massoterapeutas estudam anatomia, fisiologia e patologia, e eles passam muitas horas fisicamente a palpar e manipular os músculos e tecidos moles do corpo. Se é dor lombar, artrite ou fibromialgia, a massagem pode ser capaz no alivio da dor.

Que tipo de condições pode ajudar?

O Touch Research Institute realizou mais de 90 estudos clínicos sobre os efeitos benéficos da massage numa variedade de condições.
Os seguintes são resumos de alguns dos estudos realizados sobre os efeitos da terapia da massagem na dor:

    Artrite reumatóide juvenil – pais que massajaram os filhos artríticos e experimentaram menos dor e tinham menos rigidez matinal após a massagem.
    Dor do trabalho – massagem terapêutica foi dada a mulheres grávidas durante o parto e demonstraram uma diminuição na ansiedade e dor, bem como tinham mais curtas estadias de hospital.
    Fibromialgia – pacientes com fibromialgia dormiram melhor e tinham menos dor após um mês de massagens quinzenais.
    Dor lombar – participantes com dor lombar relataram uma redução da dor e aumento de sua mobilidade após massagem terapêutica.




A parte emocionante sobre toda esta pesquisa é que dá um sentido renovado de esperança para quem sofre de dor crónica. Há algo que pode ser feito para a dor.
Várias pesquisas demonstraram claramente que a massagem terapêutica é uma maneira de aliviar a dor, sozinha ou em conjunto com outra forma de terapia, tais como o tratamento quiroprático. Como sempre, existem diferenças nas experiências individuais de dor, é sempre aconselhável consultar com seu médico para conselhos de diagnóstico e tratamento

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...