Avançar para o conteúdo principal

Esfoliação Caseira





A esfoliação é um dos passos mais importantes para uma pele saudável e bonita. Através de uma esfoliação caseira, estará a remover as células mortas da pele, tornando-a mais limpa, luminosa e macia.

Como a pele do rosto é bastante mais sensível que a pele do corpo, é necessário ter alguns cuidados na hora da esfoliação caseira, sabendo adaptar as receitas às necessidades da área a tratar. Isto significa que a esfoliação do rosto terá necessariamente de ser mais suave do que a do corpo, que tende a ser mais abrasiva.

Antes da esfoliação caseira, deverá assegurar que a pele se encontra devidamente limpa e purificada, sendo que, após a esfoliação, a hidratação é essencial e um passo a não esquecer.



Com a pele húmida durante o banho, aplique um produto que contenha grânulos suavemente abrasivos para não agredir. Use uma esponja macia para fazer movimentos circulares e delicados na região.

Estabeleça o hábito da esfoliação da pele pelo menos, uma vez por semana. A esfoliação é essencial para eliminar as células mortas, de modo a evitar que a pele envelheça mais rapidamente.


A luva de crina de cavalo ou luva de esfoliação são óptimas para remover as células mortas, mas não esfregue com força, e faça isso apenas 2 vezes por semana, para não irritar a pele.
Não arranhe a pele. 





Utilize sais pequenos e arredondados e não pressione áreas delicadas, como seios e colo.

Com movimentos circulares suaves e ascendentes, espalhe o esfoliante no corpo todo, massajando principalmente joelhos, cotovelos, calcanhares, axilas, gémeos da perna e virilha.

Algumas receitas interessantes: 

Esfoliação Caseira para Rosto

    Aveia e mel – Para obter um esfoliante suave, misture duas colheres (de sopa) de flocos de aveia e duas colheres de mel. Aplique o preparado no rosto enquanto faz movimentos circulares, em sentido ascendente. De seguida, lave o rosto com água. Esta receita é indicada para as peles mais sensíveis, já que a aveia irá nutrir a pele e evitar a vermelhidão;

    Açúcar e mel – Para uma esfoliação mais a fundo, troque a aveia pelo açúcar. Misture duas colheres de mel e duas colheres de açúcar. Antes que o açúcar derreta, aplique o preparado por todo o rosto e massaje em movimentos circulares. Remova com água morna.

Esfoliação Caseira para Corpo

    Azeite e sal – Misture duas colheres de sal grosso com seis colheres de azeite. Mexa bem e comece a aplicar o preparado no corpo, começando pelas áreas mais secas e massajando bem. Pode também recorrer a uma luva de esfoliação. No final, remova com água morna;

    Banana e açúcar – Esmague duas bananas maduras, com a ajuda de um garfo, e de seguida adicione três colheres de açúcar. Aplique sobre a pele molhada e massaje as áreas mais secas, como cotovelos, joelhos e calcanhares. Remova com água morna.



Esfoliação Caseira para Lábios

    Açúcar e óleo de amêndoas doces – Misture uma colher (de sobremesa) de açúcar com duas colheres de óleo de amêndoas doces. Antes que o açúcar derreta, aplique nos lábios, com os dedos, e vá massajando suavemente. No final, retire o preparado com água morna;

Esfoliação Caseira para Pés

    Sal, mel e gengibre – Misture numa tijela uma colher de sal grosso, gengibre ralado e duas colheres de sopa de mel. Depois de obtida a pasta, esfregue os pés com movimentos rápidos e circulares, insistindo nas zonas mais secas. Remova com água morna.

Esfoliação para pele oleosa e com acne


  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sumo de limão
  • 1 gota de óleo vegetal. Pode ser o de amêndoas ou mesmo o azeite

  1. Misture bem e aplique no rosto em movimentos suaves  e circulares
  2. Enxágue em seguida com água gelada para fechar os poros.
  3. Se a pele for muito oleosa aplique 1 vez por semana, se não, pode usar a cada 15 dias
  4.  Se a acne estiver muito inflamada, consulte um dermatologista antes de esfoliar a pele.

Esfoliação para pele normal e seca


  • 1 colher (chá rasa) de açúcar
  • 1 colher (chá rasa) de sal
  • 3 colheres (chá) de óleo vegetal, ou de amêndoas ou azeite
  • 3 gotas de sabonete líquido

  1. Misture bem e aplique no rosto em movimentos suaves e circulares
  2. Enxágue em seguida com água gelada para fechar os poros
Aplique a cada 15 dias e depois passe um hidratante específico para o seu tipo de pele.

Esfoliante para pelos encravados
Esta receita torna a depilação mais eficiente

Ingredientes:
 2 colheres (sopa) de sal marinho ou sal dos himalaias
 2 colheres (sopa) de mel

Modo de preparo:
Misture o sal marinho e o mel até obter uma massa homogênia. Dois dias antes de se depilar, espalhe o creme nas pernas e virilha, fazendo movimentos circulares. Por último, lave a região com água morna e aplique hidratante.  



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi