Avançar para o conteúdo principal

Florais de Bach no combate ao tabagismo



Parar de fumar é um desafio para quem sofre com o vício.
Por isso mesmo, não faltam tratamentos à disposição dos fumadores, desde os tradicionais até os complementares.
Parar de fumar exige decisão,desejo e força de vontade.
Para Freud,o pai da psicanálise,o vício de fumar está associado à fase oral,quando a criança é totalmente dependende da mãe. Já adulta a pessoa se torna dependente do cigarro, buscando nele um alivio para suas ansiedades, frustrações e stresses. O vício em cigarros ou tabagismo é uma conjunção de fatores, além dos aspectos físico-químicos pela dependência das substâncias encontradas no cigarro, principalmente a nicotina, ainda temos as dependências ou muletas psicológicas e emocionais.
Muitos fumam pois acreditam que o cigarro os deixa mais relaxados (o que na verdade não ocorre, visto que o tabaco é uma droga estimulante) ou que os ajuda a pensar. 


Alguns têm o hábito de acender cigarros e largá-los no cinzeiro para queimar completamente e quando se dão conta já acendem outro e muito mais.
Existe toda uma estrutura de dependência oculta além das questões químicas, que devem ser abordadas conjuntamente. 
Para auxiliar no processo de parar de fumar, podemos destacar a ajuda de medicamentos, de auxílio espiritual e psicológico e, inclusive, o uso das terapias complementares como fitoterapia, aromaterapia, acupuntura e os florais de Bach.
Os florais de Bach vão auxiliar nas questões emocionais e psicológicas, porém é determinante que a pessoa queira verdadeiramente parar de fumar, pois sem isso, nenhuma terapia surtirá efeito.
O ideal sempre é uma consulta com um terapeuta floral ou um naturopata para que o mesmo possa analisar quais os melhores pontos que devem ser trabalhados e como se deve fazer a abordagem terapêutica. Como disse, cada um fuma por algum motivo e entender esse motivo é o passo inicial na luta contra o tabagismo.
A terapia floral pode ser uma poderosa aliada no combate ao vício de fumar. 
Em geral, há várias essências que podem contribuir com todo o processo de parar de fumar, inclusive dando suporte emocional na hora da abstinência do cigarro, ajudando a evitar recaídas. Abaixo indico alguns exemplos.
  • Impatiens: atenua a irritabilidade que pode estar associada à retirada da nicotina do organismo;
  • Crab Apple: auxilia os processos de limpeza e desintoxicação;
  • Walnut: para constância na decisão e proteção de influências externas. Ajuda na adaptação de mudanças.
  • Chestnut Bud: para os que já tentaram parar outras vezes e não alcançaram seu objetivo.
  • Rock Water: torna mais flexível a ideia de parar de fumar.
  • Scleranthus: ajuda na indecisão de parar de fumar.
  • Centaury: Para ter forças para dizer não ao cigarro, para fortalecer o desejo de parar de fumar.
  • Agrimony: Essência indicada para aqueles que buscam nos vícios uma forma de não entrar em contato com os próprios problemas. Em geral são pessoas inseguras, ansiosas, com baixa autoestima e que disfarçam seu vazio emocional sob uma fachada de despreocupação e alegria, vestindo na maioria das vezes “uma máscara de felicidade”.
  • Cherry Plum: Essência indicada para as pessoas que, ao privarem-se do cigarro, sentem muita ira.
  • Warter Violet: Essência indicada para as pessoas tímidas e solitárias que encontram no cigarro um “falso amigo”.
  • Larch: Essência indicada para os inseguros, que vêm no cigarro um “apoio”.
  • Rescue Gun: para aliviar as emoções que você possa ter sem o uso do cigarro. E serve como distracção quando sentir vontade de fumar.
Atenção: “Os florais de Bach não substituem o tratamento médico, ele apenas o complementa.”


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi