Avançar para o conteúdo principal

Medicina Chinesa na Gravidez e no Parto


Nos dias de hoje, o acompanhamento da mulher grávida envolve uma vasta equipa de profissionais de Saúde, onde o acupuntor pode perfeitamente ser integrado e desempenhar um papel de grande relevância para a qualidade de vida da futura mãe, permitindo-lhe desfrutar de uma das etapas mais importantes na vida da mulher: a maternidade.
Numerosas são as situações clínicas onde a Acupuntura tem grande eficácia terapêutica, com a segurança e a garantia de não ter qualquer toxicidade ou efeito na gestação do feto.
A especificidade da gravidez, com todas as limitações na utilização da farmacologia, permite à Medicina Chinesa mais uma vez demonstrar a sua importância na prática clínica moderna.
Utilizando técnicas seguras e de grande eficácia terapêutica, nomeadamente a Acupuntura, a Medicina Chinesa conquistou o seu lugar na equipa multidisciplinar que acompanha a mulher grávida, permitindo-lhe aumentar o seu bem-estar físico e emocional.
A Acupuntura Chinesa é benéfica para as mulheres em todas as fases mas especialmente na fertilidade, gestação e parto tem um papel de extrema importância. 
Nas mulheres, o sangue não é apenas a origem de ciclos menstruais, mas também de fertilidade, concepção, gravidez, parto e puerpério.
Se a mulher ao definir que quer engravidar inicia um trabalho com a acupuntura que terá como objetivo um trabalho de equilíbrio energético, onde todos os meridianos serão trabalhados, assim preparando o útero e todo o sistema de suporte para toda a gestação. Esse trabalho facilita também a fertilidade, facilitando assim a fecundação. Se a mulher  ou homem se encontram também com dificuldade na fertilidade, esse trabalho pode ser direcionado em conjunto com o casal para o trabalho de fertilização.
Após a conceção todo o sistema energético tem como prioridade nutrir o feto, pode se dizer que durante a gravidez o sangue é transformado em essência que nutre o corpo e o feto.
Durante a Gravidez ao contrário do que muitos pensam a acupuntura pode e deve ser usada pelas gestantes, podendo ser muito benéfica em diversas situações como os enjôos, dor abdominal , ameaça de aborto , feto com dificuldade de crescimento, edemas na gravidez (inchaço pelo corpo), ansiedade, sensação de falta de ar, retenção urinária, obstipação na gravidez
 A acupuntura é muito usada também na estimulação para o parto e para a “viragem” do bebé (se este estiver sentado ou deitado por exemplo), utilizado no final do período gestacional.


 E nas três fases do Trabalho de Parto:

Primeira Fase – período de dilatação .
  • Auxilia na Analgesia – com pontos específicos pode ajudar efetivamente no controle da dor.
  • Má posição Fetal – é muito comum o bebê não está na posição correta para o parto assim dificultando a descida e dilatação total.
  • Aumentar as Contrações Uterinas – em muitos casos, durante o processo de trabalho de parto, existe uma diminuição ou até estagnação das contrações.
  • Tensão da mãe – podendo ser usado de forma a  trabalhar tranquilizar a mãe e assim facilitando todo o processo que pode ser estagnado simplesmente por tensão.

Segunda Fase – período expulsivo. 
  • Auxiliando na posição fetal e analgesia.
     
Terceira Fase – expulsão da placenta.
  • Auxiliando a saída da placenta (dequitação) – a placenta deve sair naturalmente aproximadamente 20 min após o nascimento, a acupuntura pode auxiliar no alivio da dor e aumento das contrações uterinas.
  • Retenção Placentária – em alguns casos pode ocorrer a retenção da placenta na parede uterina, juntamente com a atuação médica, pode ser usado a acupuntura para auxiliar este desprendimento.

 No Pós Parto
Nesta fase a atuação da Acupuntura também é de grande importância já que neste período todo o sistema energético está se reestabelecendo de todo o período gestacional e parto, mas ao mesmo tempo tempo tem que alimentar este bebé produzindo então o Leite Neste período a mulher está muito frágil, é um momento por vezes esquecido durante toda a gestação mas que requer uma atuação de toda equipa no cuidado com a mulher.
Problemas comuns como:
*      Secreção Insuficiente de Leite;
*      Mastite – endurecimento das mamas;
*      Depressão Pós Parto;
*      Dor Abdominal
*      Medos;
*      Dificuldades Urinária;
*      Obstipação;
*      Dores Articulares.




Estudo

Benefícios da acupuntura: redução das dores e complicações do parto
Uma ótima notícia para as grávidas: novos estudos comprovaram a eficácia da acupuntura na redução das dores e complicações do parto.
Uma nova pesquisa revelou que a acupuntura reduz a dor durante o trabalho de parto. Também foi descoberto que a acupuntura usada durante o trabalho de parto está associada com a redução do uso de fórceps e ventosa (um vácuo extrator usado para ajudar a retirar o bebé). Além disso, o estudo concluiu que a acupuntura reduz o número de cesarianas.
O propósito do estudo era determinar quais intervenções usadas para reduzir as dores do parto eram eficientes. A análise crítica das técnicas de gerenciamento de dor examinou tanto as técnicas de intervenção medicamentosas quanto as não medicamentosas. A acupuntura mostrou-se eficiente tanto na redução da dor quanto na redução de complicações médicas associadas ao nascimento do bebé.
Em pesquisa relacionada, os pesquisadores concluíram: “Foram registradas dores de parto menos intensas com a acupuntura do que em relação às dores de parto sem qualquer intervenção”. A pesquisa descobriu que a acupuntura aumentou a satisfação em relação ao alívio das dores quando comparada ao um grupo de controle usando placebo. O estudo também observou a “Redução do uso de analgesia farmacológica em um teste com acupuntura em relação ao placebo”. O que chamou a atenção foi o fato de que os pesquisadores descobriram que em 3 testes de 704 mulheres “Foram registrados menos partos instrumentais usando a acupuntura quando comparados com o tratamento padrão”.
Outro estudo recente demonstrou que a acupuntura é segura e eficiente na redução do tempo necessário para o nascimento de um bebé. Os pesquisadores concluíram: “A EA (eletroacupuntura) no Sanyinjiao (ponto de acupuntura BP6) pode reduzir a duração da fase ativa do 1º estágio de trabalho de parto”. A eletroacupuntura também foi apontada como segura tanto para a gestante quanto para o bebé.
Um teste aleatório foi usado na investigação clínica. Um total de 111 mulheres foram divididas em três grupos: grupo sem tratamento, grupo de eletroacupuntura no BP6 e um grupo de acupuntura simulada. O grupo de acupuntura simulada recebeu um estímulo no BP6 com um tubo guia de agulha de acupuntura e uma agulha de acupuntura permaneceu visível no ponto de acupuntura usando um adesivo. Foi constatado que a eletroacupuntura reduziu tanto a fase ativa quanto a fase latente do primeiro estágio do trabalho de parto sem efeitos colaterais. Como resultado, os pesquisadores concluíram que a acupuntura é um método seguro e eficiente para encurtar a duração do primeiro estágio do trabalho de parto.”
Fonte: HealthCMI – HealthCare Medicine Institute - http://dayacursos.com.br
Referências:
Jones L, Othman M, Dowswell T, Alfirevic Z, Gates S, Newburn M, Jordan S, Lavender T, Neilson JP. Pain management for women in labour: an overview of systematic reviews. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 3. Art. No.: CD009234. DOI: 10.1002/14651858.CD009234.pub2
Acupuncture or acupressure for pain management in labour. Smith CA, Collins CT, Crowther CA, Levett KM. Centre for Complementary Medicine Research, University of Western Sydney, Locked Bag 1797, Penrith South DC, New South Wales, Australia, 2751.
Zhongguo Zhen Jiu. 2012 May;32(5):409-12. Clinical observation of the impacts and safety of electroacupuncture at Sanyinjiao (SP 6) on labor]. Liu YL, Jin ZG. Department of Acupuncture and Moxibustion, China Meitan General Hospital, Beijing, China. Article in Chinese.
 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi