Avançar para o conteúdo principal

Melatonina

Melatonina, para que serve??
Antioxidante, protector solar natural ... São vários os efeitos positivos da melatonina mas o principal é a regulação do sono. Produzido pela glândula pineal, a produção de melatonina activa automaticamente o sono. E é a ausência de luz e a posição de descanso que activa a sua produção. Está intimamente ligada aos ciclos de vigília-sono também chamados de ritmos circadianos.



O que são  ritmos circadianos?
São ciclos de aproximadamente 24 horas que regulam a actividade necessária para o corpo, variam de pessoa para pessoa,mas todos têm em comum a produção hormonal e a sua activação principalmente pela melatonina. A melatonina é libertada gradualmente ao longo da noite. Segundo o estilo de vida de cada um pode-se o sistema hormonal, muitas vezes devido à falta de repouso necessário que não consiste em apenas cessar actividade, mas na criação de um ciclo de sono regular. E é o que permite criar um padrão ao qual o organismo se habitue. Isto é muito importante para o nosso bem-estar, pois é durante o sono que se libertam hormonas necessárias e responsáveis pela reparação do nosso organismo.Ao longo dos anos a produção natural de melatonina é reduzida, mas habitos como baixa actividade física e alta actividade noturna também contribuem para a redução da melatonina, que precisamos para ter um descanso adequado e equilibrar a produção hormonal. Também a fadiga crónica, ou hiperactividade geralmente são acompanhadas por uma deficiência de melatonina.

E a serotonina?
Quando se fala de  melatonina também se fala de serotonina. Já que a  serotonina é a hormona que induz a produção de melatonina. Além de serotonina influenciar o humor,e sua produção é afectada por uso de drogas particularmente álcool,cafeína e antidepressivos. Portanto, se há uma carência de serotonina, isto afecta a produção de melatonina.

Existem alimentos contribuem mais para a produção de melatonina?
Muitas frutas tropicais aumentam a produção de melatonina, mas especialmente o abacaxi. Mas também outras frutas fáceis de encontrar no mercado, tais como laranjas, cerejas e bananas. Além disso, alguns legumes, tomates e cereais, como aveia, milho doce, cevada e arroz integral fornecem pequenas quantidades de melatonina á dieta. Entre os frutos secosdevemos destacar as nozes.Deve saber que um dieta hiperproteíca ou com um consumo excessivo de proteínas pode reduzir a atividade de triptofano que é um precursor da melatonina. É importante não exagerar no consumo de proteína e que estes dêem lugar em grande parte a alimentos de origem vegetal (legumes e frutos secos principalmente). 


Existem alguns suplementos que favorecem a produção de melatonina?
Existem alguns suplementos com melatonina mas também outras substâncias que promovem a sua produção natural. As mais populares são o triptofano e os aminoácidos de 5-HTP, por sua vez são convertidos em serotonina e melatonina. E eles podem ser encontrados isolados ou combinados em muitos suplementos. Favorecem a sensação de bem estar e ajudam ao sono por isso são usados em situações de insónia ou depressão.

Efeitos secundários ou contra-indicações
Se tem epilepsia, doença renal ou hepática deve sempre consultar seu médico porque alguns medicamentos podem interagir com melatonina. Informe sempre o seu médico que suplementos está a tomar ou se pretende tomar.Consumir vitamina B12 regularmente e em doses elevadas (superiores a 3 mg) pode reduzir os níveis de melatonina.


A produção de melatonina induz o sono, de modo que não conduza nem execute tarefas que exigem concentração após a sua toma. Consulte o seu médico antes de tomar durante a gravidez ou lactação.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi