Avançar para o conteúdo principal

Geleia Real


A Geleia Real é uma substância gelatinosa, de cor clara e com múltiplos sabores (ácido, picante e doce), produzida pelas glândulas hipofaríngeas das abelhas jovens (de até 12 dias) para a alimentação inicial das larvas de abelha e zangões até o 3º dia de vida e para o único e exclusivo alimento da rainha durante todo o seu ciclo vital.
É mais conhecida como alimento por excelência da rainha. É por causa de sua alimentação exclusiva com a geleia é que a abelha rainha é superior, biologicamente falando, em relação aos demais da colmeia. Este alimento permite o desenvolvimento de seus órgãos sexuais, possibilitando a postura de ovos e viver até 6 anos. Para se ter uma idéia, uma abelha operária vive de 35 a 45 dias. 
A geleia é um “leite” branco, denso, cremoso. Sendo constituída, em média, por 66% de água e 34% de matéria seca. 

Na matéria seca pode-se encontrar em torno de 13% de carboidratos, 12% de proteínas, 5% de lipídos, 3% de vitaminas, enzimas e coenzimas e 1% de sais minerais. E dos 21 aminoácidos, destacam-se: leucina, lisina, valina, arginina, isoleucina e fenilalanina. 
Observam-se também os seguintes minerais, por ordem decrescente de quantidade: enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênico, lítio, cobalto, níquel, manganês e cromo.
Dentre as vitaminas, ressaltam as seguintes: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6), niacina, biotina (complexo B), inositol, ácido fólico, e pequenas doses das vitaminas C e D.
Existem outros componentes, como um factor antibacteriano, activo contra as bactérias Escherichia coli e Salmonella, acetilcolina, grãos de pólen e hormona gonadotrófica.




Indicações

  • A Geleia Real é utilizada para tratamento de vários problemas tais como:
  • Anemia (provavelmente por proporcionar o aumento dos eritrócitos);
  • Estados de convalescença;
  • Esgotamento nervoso;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Queda de cabelo;
  • Problemas cardiovasculares e hepáticos;
  • Reumatismo;
  • Arteriosclerose;
  • Depressão;
  • Hepatite, como regeneradora de células;
  • Úlceras duodenais e estomacais.


A melhor forma de consumir essa geleia é utilizando-a in natura. Entretanto, devido à dificuldade de acesso a esta geleia de forma fresca, ela é disponibilizada em forma de ampolas e cápsulas facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias.
É recomendado toma-la geralmente pela manhã e ao deitar. E as dosagens, em média, são de 100 a 300 miligramas; casos de tratamento especial de 800 a 1000 miligramas, mediante consulta de um profissional especializado.
A Geleia Real, como produto terapêutico, faz o papel de estimulante das defesas naturais contra doenças, especialmente aquelas causadas pelo envelhecimento das células. Ajuda a combater o stress e a fadiga profunda, anemia, e até a baixar o nível de colesterol. Ainda pode agir como afrodisíaco, revitalizante, aumentando a capacidade física, intelectual e sexual.
Sua acção vitalizadora e estimulante do organismo, aumenta o apetite e tem comprovado efeito antigripal. Não se conhece, na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre o crescimento, longevidade e reprodução das espécies.




Restrições no uso da Geleia Real:

  • Pessoas sensíveis à Geleia Real não devem utilizar o produto;
  • Em caso de reação alérgica suspender a uso do produto;
  • Crianças abaixo de um ano de idade só devem utilizar o produto sob orientação de um médico pediatra.
  • Gestantes;
  • Mulheres que estão em fase de amamentação;
  • Pessoas que sofrem de hipertensão, asma, problemas estomacais ou insuficiência renal crónica;
  • Não deve ser consumida de maneira contínua por mais de 1 mês. Deve-se obedecer 1 mês de descanso antes de reiniciar o consumo;
Como conservar a Geleia Real

  • Quando pura, guardar no frigorífico num frasco escuro bem fechado;
  • Quando misturada com mel pode ser guardada em ambiente normal, sem colocar no frigorífico; 
  • Factores que prejudicam sua conservação são: luz, calor excessivo, ar e processamento inadequado;
  • O ar provoca a oxidação;
  • A melhor técnica para conservação é a liofilização ou a sua transformação em pó.
Importante: 
  • Não pode ser diluída em líquidos quentes como chá, café, leite, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi