Avançar para o conteúdo principal

Geleia Real


A Geleia Real é uma substância gelatinosa, de cor clara e com múltiplos sabores (ácido, picante e doce), produzida pelas glândulas hipofaríngeas das abelhas jovens (de até 12 dias) para a alimentação inicial das larvas de abelha e zangões até o 3º dia de vida e para o único e exclusivo alimento da rainha durante todo o seu ciclo vital.
É mais conhecida como alimento por excelência da rainha. É por causa de sua alimentação exclusiva com a geleia é que a abelha rainha é superior, biologicamente falando, em relação aos demais da colmeia. Este alimento permite o desenvolvimento de seus órgãos sexuais, possibilitando a postura de ovos e viver até 6 anos. Para se ter uma idéia, uma abelha operária vive de 35 a 45 dias. 
A geleia é um “leite” branco, denso, cremoso. Sendo constituída, em média, por 66% de água e 34% de matéria seca. 

Na matéria seca pode-se encontrar em torno de 13% de carboidratos, 12% de proteínas, 5% de lipídos, 3% de vitaminas, enzimas e coenzimas e 1% de sais minerais. E dos 21 aminoácidos, destacam-se: leucina, lisina, valina, arginina, isoleucina e fenilalanina. 
Observam-se também os seguintes minerais, por ordem decrescente de quantidade: enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênico, lítio, cobalto, níquel, manganês e cromo.
Dentre as vitaminas, ressaltam as seguintes: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6), niacina, biotina (complexo B), inositol, ácido fólico, e pequenas doses das vitaminas C e D.
Existem outros componentes, como um factor antibacteriano, activo contra as bactérias Escherichia coli e Salmonella, acetilcolina, grãos de pólen e hormona gonadotrófica.




Indicações

  • A Geleia Real é utilizada para tratamento de vários problemas tais como:
  • Anemia (provavelmente por proporcionar o aumento dos eritrócitos);
  • Estados de convalescença;
  • Esgotamento nervoso;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Queda de cabelo;
  • Problemas cardiovasculares e hepáticos;
  • Reumatismo;
  • Arteriosclerose;
  • Depressão;
  • Hepatite, como regeneradora de células;
  • Úlceras duodenais e estomacais.


A melhor forma de consumir essa geleia é utilizando-a in natura. Entretanto, devido à dificuldade de acesso a esta geleia de forma fresca, ela é disponibilizada em forma de ampolas e cápsulas facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias.
É recomendado toma-la geralmente pela manhã e ao deitar. E as dosagens, em média, são de 100 a 300 miligramas; casos de tratamento especial de 800 a 1000 miligramas, mediante consulta de um profissional especializado.
A Geleia Real, como produto terapêutico, faz o papel de estimulante das defesas naturais contra doenças, especialmente aquelas causadas pelo envelhecimento das células. Ajuda a combater o stress e a fadiga profunda, anemia, e até a baixar o nível de colesterol. Ainda pode agir como afrodisíaco, revitalizante, aumentando a capacidade física, intelectual e sexual.
Sua acção vitalizadora e estimulante do organismo, aumenta o apetite e tem comprovado efeito antigripal. Não se conhece, na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre o crescimento, longevidade e reprodução das espécies.




Restrições no uso da Geleia Real:

  • Pessoas sensíveis à Geleia Real não devem utilizar o produto;
  • Em caso de reação alérgica suspender a uso do produto;
  • Crianças abaixo de um ano de idade só devem utilizar o produto sob orientação de um médico pediatra.
  • Gestantes;
  • Mulheres que estão em fase de amamentação;
  • Pessoas que sofrem de hipertensão, asma, problemas estomacais ou insuficiência renal crónica;
  • Não deve ser consumida de maneira contínua por mais de 1 mês. Deve-se obedecer 1 mês de descanso antes de reiniciar o consumo;
Como conservar a Geleia Real

  • Quando pura, guardar no frigorífico num frasco escuro bem fechado;
  • Quando misturada com mel pode ser guardada em ambiente normal, sem colocar no frigorífico; 
  • Factores que prejudicam sua conservação são: luz, calor excessivo, ar e processamento inadequado;
  • O ar provoca a oxidação;
  • A melhor técnica para conservação é a liofilização ou a sua transformação em pó.
Importante: 
  • Não pode ser diluída em líquidos quentes como chá, café, leite, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...