Avançar para o conteúdo principal

Acupunctura no Tratamento de Doenças de Pele


Uma análise da literatura médica aponta a acupunctura como sendo eficaz no tratamento de algumas condições dermatológicas quando comparado com tratamentos alternativos, acupunctura de placebo, ou sem qualquer tratamento.
Especificamente, a evidência indica que este tipo de Medicina Tradicional Chinesa mostrou os benefícios maiores em casos de dermatite, prurido, urticária, hiperidrose e elasticidade facial.
“O uso da acupunctura é abrangente e as nossas descobertas mostram que a acupuntura está crescendo dentro da dermatologia e demanda esforços contínuos para pesquisas de alta qualidade, ” Dr. Raja Sivamani, médico professor assistente no Departamento de Dermatologia da UC Davis, contou para a Medical Daily.
Antecipando um aumento no número de pacientes procurando a acupunctura, Sivamani e seus colegas pesquisadores decidiram avaliar seus efeitos em doenças de pele. Eles começaram com uma busca por dados científicos para testes clínicos, relatórios de casos, estudos comparativos, entre outros, que focavam no uso da acupunctura para tratar condições dermatológicas. 
Apesar do rendimento inicial ter sido de 1.255 artigos, a equipa científica limitou o campo para 24 estudos conduzidos em centros pelo mundo inteiro, incluindo aqueles localizados na China, Coréia, Taiwan, nos Estados Unidos e na Suécia.

Esse número inesperadamente alto de artigos indica, Sivamani disse, “que pesquisas neste campo para dermatologia estão expandindo mais rápido que o esperado. ”



A acupunctura resultou em “uma melhora estatisticamente significante nos resultados documentados” em 17 dos 24 estudos, Sivamani e seus colegas reportam. As condições tratadas e destacadas em cada um desses estudos incluíram acne, dermatite atópica, urticária, prurido, cloasma (melasma), neurodermatite, dermatite herpetiforme, hiperidrose, verrugas de HPV, inflamações nas mamas e elasticidade facial. Quando a acupuntura ajudou os pacientes… e quando ela não ajudou?

De acordo com os mais rigorosos padrões, não podemos afirmar que a acupunctura ajuda com a acne ou com cloasma (melasma), um escurecimento da pele (mais conhecido durante a gravidez). Três estudos separados examinaram os efeitos terapêuticos da acupuntura para melhorar lesões da acne. Enquanto um, não apresentou qualquer estatisticamente significante diferença entre acupuntura e, ou fitoterapia, ou nenhum tratamento, dois dos estudos – experimentos observacionais que careciam de um grupo de controle para comparação – reportaram melhoria nas lesões de acne na maioria dos participantes. Os resultados também apareceram misturados, os pesquisadores observam, quando a acupuntura foi usada para tratar cloasma (melasma).

Muitos pesquisadores examinaram a acupuntura como um tratamento para dermatite, urticária e prurido, com um total de 14 estudos envolvendo 559 participantes. 
Os estudos de dermatite atópica, um tipo de eczema que causa prurido e pele seca, tiveram um número menor de participantes, ainda assim, seus resultados foram ambos positivos e significantes estatisticamente para os grupos tratados com acupunctura, comparados com grupos tratados com, tanto acupunctura de placebo, quanto, para grupos sem intervenção. Três dos estudos estavam voltados para urticária. 
Comparado com a acupunctura de placebo, a acupuntura reduz o grau e a duração de episódios de urticária e comparado com anti-histamínicos orais, a acupunctura resultou em menor quantidade de pápulas; os resultados de ambos os estudos são considerados estatisticamente significantes. 
Um estudo observacional, sem um grupo comparativo, mostrou completa cura de pápulas e prolongação de tempo entre relapsos para, aproximadamente, um quarto dos pacientes tratados com acupunctura.


A acupunctura aliviou o prurido, em três estudos e um relatório de caso. Especificamente, um estudo mostrou a acupunctura como sendo superior à fitoterapia e difenidramina oral, mais vitamina C, para a cura de irritações provenientes de neurodermatites.
 Por último, quatro estudos apontaram a acupuntura como sendo eficaz no tratamento de inflamação nas mamas, hiperidrose (suor excessivo), verrugas de HPV e elasticidade facial.

Indo mais além, existe mais trabalho a ser feito para examinarmos o valor dos efeitos da acupunctura, Sivamani acredita. “Nós planejamos colaborar com especialistas em acupunctura para conduzirmos estudos que avaliariam seus efeitos em condições de inflamação crónica da pele, como acne, ” ele contou a Medical Daily.

Originalmente retirado de http://www.hong.com.br/acupuntura-tratamento-eficaz-para-doencas-comuns-de-pele/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi