Avançar para o conteúdo principal

A Medicina Tradicional Chinesa como apoio ao Cancro



A Medicina Chinesa em Oncologia utiliza terapêuticas como a Acupunctura, a Moxibustão, a Fitoterapia Chinesa, a Massagem, a Dietética, etc, para melhorar a sintomatologia paciente.

A Medicina Chinesa é referenciada em vários estudos como útil no acompanhamento do doente oncológico, em particular, no reforço do sistema imunitário e no seu uso de forma paliativa no decurso dos tratamentos quimioterápicos e radioterápicos dos repetitivos pacientes.

São consideradas indicações específicas para o tratamento com Medicina Chinesa a dor oncológica que decorre da evolução do próprio cancro ou de procedimentos cirúrgicos, as náuseas e vómitos refratários devido a pós-operatórios ou secundários à quimioterapia, a xerostomia (falta de saliva) em pacientes que não respondem à farmacologia convencional, a diarreia/obstipação devidas a quimioterapia ou radioterapia, o aparecimento de aftas, os distúrbios vasomotores devido ao cancro de mama, cancro de próstata ou outros cancros em pacientes que não respondem ao tratamento convencional ou que escolhem a Medicina Chinesa na vez do tratamento farmacológico convencional devido aos efeitos secundários, a dispneia relacionada ao cancro avançado, as úlceras que surgem das cirurgias ou radioterapia, a fadiga extrema ou a insónia, assim como o alivio dos sintomas de uma menopausa precoce induzida pela quimioterapia.


O tempo de tratamento é também individualizado, existem pacientes que fazem a acupunctura durante a reabilitação pós operatória, por exemplo, nas mastectomias, vários estudos comprovam a eficácia da acupunctura na melhora da amplitude articular e eliminação da dor no pós-operatório; em pacientes com cancro na cabeça e pescoço a acupunctura ajuda muito no relaxamento da contractura da boca facilitando assim a fala e a deglutição, muitas vezes permitindo que o paciente coma sem sonda, nestes casos o tratamento é realizado até o alívio dos sintomas, já em pacientes que tratam principalmente os efeitos da quimioterapia ou da radioterapia o tratamento da acupunctura ocorre durante todo o tratamento médico, e ainda existem as pessoas que utilizam a acupunctura para as dores oncológicas e nestes casos a acupunctura passa a ser um acompanhamento enquanto durar a origem da desarmonia.



O estado emocional do paciente oncológico geralmente é delicado, são muitas ansiedades, inseguranças, medos, algumas vezes revoltas ou negação diante do diagnóstico, dessa forma a acupunctura passa a ser uma grande aliada, pois é sabido o quanto o equilíbrio emocional é importante para a optimização dos resultados, a depressão e a falta de fé podem ser determinantes no resultado final. O trabalho holístico da acupunctura beneficia o paciente em todas as áreas necessárias para que ele consiga ultrapassar o desafio de uma doença grave como essa com dignidade e força.

O tratamento com Medicina Chinesa não deve ser considerado como um tratamento alternativo, mas complementar ao tratamento clássico convencional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi