Avançar para o conteúdo principal

Drenagem Linfática Manual (DLM)



A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático.
Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia.



Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade.
Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa.
Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, assim sendo, começaram a trabalhar sobre a pele de forma muito suave, tentando com os seus movimentos, que os gânglios recuperassem. Pouco a pouco verificaram que estes reduziam de tamanho e o paciente recuperava a sua saúde.
Foram pioneiros a atrever-se a trabalhar sobre uma zona do corpo tão sensível: os gânglios linfáticos.

O sistema linfático é aberto, ao contrário do circulatório que é fechado e está formado por veias e artérias, circula paralelamente às veias e segue o mesmo sentido.
Os vasos linfáticos encontram-se praticamente em todas as partes do nosso corpo, excepto na zona do ocular e no sistema nervoso central.
Ao contrário do sistema venoso e arterial, o sistema linfático não tem uma bomba (coração) que impulsione o seu fluxo, pelo que o seu mecanismo é totalmente diferente do circulatório.
A linfa forma-se principalmente a partir do liquido extracelular e tem uma cor amarelada ou transparente, é composta por água, proteínas, sais minerais, moléculas de gordura e contém leucócitos. Nalguns casos podem aparecer glóbulos vermelhos, uma vez que, quando fazemos um hematoma o sistema encarregue de recuperar os glóbulos vermelhos, não é o circulatório mas sim o sistema linfático.
Os gânglios são as estruturas fundamentais do sistema linfático, a linfa antes de regressar à corrente circulatória passa através destas estruturas que se situam em zonas estratégicas do corpo, tais como: a zona inguinal, axilas, poplítea, toda a zona abdominal, no tórax, à volta dos intestinos, e principalmente à volta do pescoço. A sua principal função é filtrar a linfa antes de a devolver à corrente circulatória, eliminar toxinas e produzir anticorpos e linfócitos para combater qualquer agente patogénico que nos afecte.



A DLM é uma massagem muito suave, e é fundamental saber para onde encaminhar a linfa. As pressões são muito suaves, lentas e ritmadas para dar impulso à linfa sem danificar os vasos llinfáticos uma vez que, estes são muito estreitos. Nunca pode produzir dor, pelo contrário, produz uma sensação de relaxamento.
Uma das principais aplicações da DLM é nas pernas, uma vez que quando existem problemas circulatórios, sobretudo quando chega o calor, as pernas tendem a inchar e provocam uma sensação peso. Também as grávidas beneficiam muito desta técnica uma vez que, a partir do 5º mês de gestação os tornozelos começam a inchar e a circulação torma-se mais deficiente.
Também é muito aconselhada no pré e pós operatório, não só em cirurgias de estética como no campo oncológico como é o caso de uma mastectomia com a remoção dos gânglios axilares, para prevenir e tratar o linfoedema do braço.
São muitas as aplicações da DLM e sempre que seja realizada correctamente, os seus efeitos serão visíveis a longo prazo.

Atenção! Existem muitos esquemas de fraude e mau profissionalismo em relação a DLM. Escolha sempre um/a profissional certificada, a DLM não é uma massagem que provoque hematomas ou qualquer tipo de dor, se isso acontecer questione o profissional ou tente informar-se junto de um médico.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi