Avançar para o conteúdo principal

Fitoterapia Chinesa

 
Fitoterapia vem do grego e quer dizer: Tratamento (therapeia) Vegetal (Phyton), ou ainda, "a terapêutica das doenças através das plantas". Esta terapia pode ser historicamente definida como a ciência que trata dos problemas de saúde utilizando os vegetais (fitocomplexo)
As plantas medicinais contêm múltiplos princípios activos para puderem aplicar-se para curar um elevado número de doenças, mais ou menos graves, com efeito regulador e protector do organismo. De facto, cerca de 50% dos fármacos actuais foram sintetizados a partir da separação de alguns dos seus princípios. Os fitoterapeutas defendem que a planta inteira resulta mais efectiva que oferecer os seus princípios separadamente já que estes se intereccionam entre si constituindo um remédio natural mais poderoso que a soma das suas partes.
 Na Fitoterapia são usadas ervas medicinais sob diversas formas:
 Infusão: utiliza-se quando os princípios activos se dissolvem facilmente na água. Coloca-se uma colher de planta seca num púcaro e verte-se água a ferver, tapa-se, retira-se do fogo e aguarda-se cerca de 10 minutos.

Decoção: os talos, as raízes e as folhas trituram-se e colocam-se em água fria, fervendocom o recipiente tapado uns dez a quinze minutos. Posteriormente, filtra-se o preparado e procede-se da mesma maneira que com a infusão.
Tintura: as tinturas utilizam o álcool como dissolvente para extrair a máxima quantidade de substâncias activas da planta. Para obtê-la, utiliza-se uma proporção de uma parte da planta seca finamente triturada para cinco de álcool. Mexemos os ingredientes num recipiente fechado e deixar macerar durante dez dias. Filtra-se, depois, com um pano espremendo bem a preparação.  
A área da fitoterapia chinesa é frequentemente mal compreendida no Ocidente devido á escassez de material bibliográfico que trate o assunto com a profundidade necessária, tendo esta uma estrutura complexa não é raro depararmo-nos com erros básicos devido a uma má interpretação das suas regras gerais.
Uma fórmula fitoterápica chinesa poderá englobar seis ou mais plantas e cada uma delas com objectivos bem definidos, que vai desde impedir efeitos colaterais indesejados a encaminhar os agentes principais ao local da doença.
È conhecida na china há cerca de três mil anos, época em que os livros eram escritos em pergaminhos, casco de tartaruga e seda. Mas a informação contida nesses registos mais antigos não fazem referência ás plantas, mas registam os nomes de doenças, orações e outros métodos para as curar.
Para se fazer uma fórmula fitoterápica chinesa, é preciso conhecer-se as capacidades energéticas, curativas e sinérgicas das ervas, ou seja, a interacção de uma planta com as outras. Na formulação Chinesa existe uma erva Imperador, que vai determinar a acção da fórmula, as ervas Ministros, que ajudam a pontencializar a acção do Imperador, as ervas Assistentes que são necessárias para o bem-estar da pessoa e cuidam do estômago para que este receba a fórmula, e por fim as ervas Mensageiras que levam as ervas para o local necessário.
Ao contrário da Medicina Ocidental a Medicina Chinesa – é uma ciência fundada sobre a experiência empírica acumulada, divide os medicamentos de acordo com as suas propriedades e acções.
Propriedades das plantas (medicamentos)
As plantas podem ser classificadas:
- segundo as suas propriedades térmicas: quentes, mornas, frescas e frias, podendo ainda falar-se de uma quinta propriedade, a neutra.
- segundo os cinco sabores: azedo (ácido), amargo, doce, picante e salgado, teoria elaborada por Chou Li em 770-476 a.C.
- segundo as quatro direcções: ascendente, descendente, circulante (flutuante) e submersão. Sistema de classificação geralmente atribuído a Li Tung 1180-1251 d.C.
As ervas com propriedades mornas ou quentes são Yang em natureza. Elas dispersam o vento e o frio interno, aquecem o Baço e o Estômago, reabastecem o Yang, também possuem acções estimulantes e fortalecedoras, ervas dessa natureza incluem o acônito, gengibre seco, canela e tratam várias doenças do frio.
As drogas com propriedades frescas ou frias tais como: coptis, scutellaria, gypsum e gardénia são Yin em natureza. Elas removem o calor, aliviam a inflamação patogénica, acalmam os nervos devido à sua acção inibitória, servindo também como antibióticos, sedativos e antiflogisticos para doenças febris.
Após séculos de uso empírico de remédios herbários, os médicos chineses descobriram que os efeitos de ervas isoladas mudam de acordo com o ambiente herbário. Algumas combinações intensificam uma acção enquanto que outros tornam-se tóxicas ou reduzem a efectividade.
Esses efeitos farmacológicos de uma combinação herbária são difíceis de analisar porque a fórmula pode consistir de qualquer parte de quatro a doze ervas individuais que interagem entre si, ocorrendo três tipos de interacções.
- Entre as ervas individuais.
- Entre os constituintes das ervas individuais.
- Entre os constituintes de ervas diferentes.
Os efeitos farmacológicos das combinações herbárias sobre o organismo humano provaram-se muitos complexos. Isto demonstra que a fitoterapia chinesa na sua complexidade provou a sua eficiência no decorrer dos séculos, assim como na actualidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...