Em 1970 na China, arqueólogos descobriram uma tumba antiga da Dinastia Han (206-220 a.C.) na região de Ma Dui, província Hunan. Dentro da tumba, foi descoberto um tratado médico escrito durante o período da "Guerra dos Estados"(403-221 A.C.). O nome deste tratado é "Fórmulas para o Tratamento de Cinquenta e Duas doenças". Outro tratado fundamental da MTC foi escrito por Zhang Zhong-Jing (150-219) o Shang Han Lun (Tratado do Frio).
O mais antigo livro de medicina que ainda hoje se mantém em uso é o "HUANG DI NEI JING" (Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo), tendo sido encontrado um exemplar, em escavações arqueológicas, datado de cerca de 500 a.C. Atribui-se sua autoria a HUANG DI (Imperador Amarelo), que é mais um título do que o nome de uma pessoa.
HUANG DI foi um dos três Imperadores míticos da China. Os outros dois foram FU SHI, a quem se atribui a criação dos Trigramas, a 1ª escrita chinesa, e o "YI JING" (ou "I Ching" como é mais conhecido), e SHEN NONG, a quem se atribui o ensino da agricultura. São míticos porque não há registros históricos de sua passagem, apenas a tradição oral. HUANG DI teria sido o unificador da China e reinado de 2.690 A 2.590 A.C, aproximadamente.O "HUANG DI NEI JING" é dividido em 2 volumes: "SOU WEN" e "LING SHU". O 1º é referido como sendo o Livro das Patologias e o 2º como o Livro da Acupunctura. Portanto, podemos assegurar uma história escrita de pelo menos 2.500 anos à MTC. Se considerarmos verdadeira sua autoria, poderíamos ampliar isso para 4.500 anos. Hipócrates, chamado o Pai da Medicina (ocidental), viveu por volta de 500 A.C., o que justifica dizermos que o livro que trata de MTC ser a mais antiga obra de medicina (mesmo que oriental) ainda hoje em uso, pois toda a literatura a respeito faz referência ao "NEI JING".
As escavações arqueológicas revelaram também a utilização de antigas agulhas de pedra, chamadas "bian", depois substituídas por outras de bambu e espinhas de peixe, até chegar-se às metálicas.
Como foi descoberto os canais de energia (Meridianos) e os pontos pelos quais estes poderiam ser estimulados, ninguém sabe ao certo. Acreditamos que grandes mestres de Qi Qong (Chi Kung) visualizaram estes canais e pontos. Da mesma forma que descobriram as propriedades das energéticas das plantas.
No início a MTC chegou ao ocidente através das viagens à China por comerciantes. Mas o grande crescimento da MTC no ocidente deu-se devido às imigrações orientais para o ocidente e através de um diplomata francês "Soulie de Mornat" que se encantou com a prática da acupunctura e tornou-se um estudioso sobre a prática. Quando voltou a França, tornou-se um divulgador desta prática.
Comentários
Enviar um comentário