Avançar para o conteúdo principal

Cromoterapia I

A palavra “cromoterapia” vem do grego “kromos”, cor e “terapheia”, tratamento.
 A cromoterapia é uma terapia que através das cores, estimula as faculdades de que mais necessitamos.
O ser humano vive no meio de cores, e elas exercem influências sobre o comportamento do homem e sobre as suas emoções.
Todos nós sabemos que por exemplo o vermelho é uma cor excitante e o azul acalma e descontrai. Portanto instintivamente reagimos ás cores.
Na realidade a cromoterapia é uma terapia que através das cores permite-nos a nós humanos, trabalhar melhor, ajuda na concentração e em termos gerais, estimula as faculdades de que temos necessidade.
As cores "falam". Essa linguagem é composta por tonalidades.
A cromoterapia permite-nos ser menos estranhos no nosso meio ambiente, viver em harmonia com o mundo.
Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente. Cada comprimento de onda actua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Por seu lado, comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação.
As cores frias, como o azul e o verde, são as de comprimento de onda mais curto. As cores quentes, como o vermelho ou o laranja são as de comprimento de onda mais longo. Assim, o azul e o verde têm um efeito mais calmante, enquanto o vermelho e o laranja têm o efeito contrário.
Partindo deste princípio, a cromoterapia é a técnica de aplicação das cores com um fim terapêutico.
A luz e as cores são vibrações provenientes do Sol, que é a fonte natural de toda a energia luminosa. As cores são variações da frequência das ondas de luz emitidas pelo Sol e, segundo Newton, as cores primárias são sete (as do arco-íris e dos sete chakras principais): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Indigo e Violeta. As três primeiras são as chamadas cores quentes, o verde é a cor do equilíbrio, e as últimas três são as cores frias.
 A aplicação terapêutica das cores pode ser feita das mais variadas formas. É comum associar-se a cromoterapia a outros tipos de terapias holísticas, tais como o Feng Shui ou a terapia dos cristais, através da utilização das cores adequadas aos efeitos que se pretendem tanto na decoração, como na cor dos cristais.

São vários os métodos de utilização das cores, eis os principais :
1. Lanternacromática - É uma lanterna com filtros coloridos removíveis e um cristal na ponta. Com ela, a cor seleccionada é emitida no ponto em que se verificou o desequilíbrio energético. É o método mais utilizado na cromoterapia. Os outros métodos costumam ser aplicados como complementos a este.

2. Água solarizada - Neste método, enche-se uma garrafa de vidro colorido (ou envolta em papel colorido) de água potável. Esta garrafa é colocada sob a luz do sol da manhã (das 6h às 10h). A luz solar, filtrada pelo vidro ou papel colorido, energiza a água, que adquire as propriedades da cor seleccionada. Esta água é tomada ao longo do dia, em pequenos goles. A cor e as doses da água solarizada devem ser indicadas por um cromoterapeuta, que leva em consideração o tratamento como um todo. Outras substâncias podem ser solarizadas, assim como leite, óleo de amêndoas (para massagem) e até mesmo alimentos.

3. Banho de luz - Neste método, o cromoterapeuta recomenda que o cliente compre uma ou mais lâmpadas das cores indicadas, e fique exposto à sua luz durante um determinado período, uma ou mais vezes ao dia.

4. Mentalização de cores - É um dos métodos mais eficazes, mas nem todos conseguem mentalizar as cores. Se o cliente conseguir, pode visualizá-las sobre o seu corpo ou sobre partes do corpo, durante o tempo indicado. No atendimento com a lanterna cromática, o cromoterapeuta costuma realizar ao mesmo tempo esta mentalização, para aumentar a eficácia do tratamento.
Existem vários outros métodos de utilização das cores na cromoterapia, mas estes são os principais. De forma menos precisa, mas mais prática, é muito simples aplicar a cromoterapia ao nosso dia-a-dia, através da escolha das cores do nosso vestuário, da decoração da casa, dos objectos com que trabalhamos, etc.
 Abaixo, seguem algumas das indicações terapêuticas das cores. Lembre-se: não basta consultar esta ou outras tabelas para fazer um auto tratamento, pois várias das cores possuem contra-indicações e não devem ser usadas em cromoterapia, sem avaliar o caso particular de cada pessoa.


- VERMELHO:em um efeito vitalizante, excitante, estimulante; fortalece o sangue e melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo ; combate a depressão ; em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa. 
Equilibra o chacra básico (chacra muladhara).

- LARANJA: Estimula o sistema nervoso e promove a alegria; fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo ; combate a insegurança e a falta de vontade; é eficaz no tratamento de doenças respiratórias, da epilepsia e das inflamações. 
Equilibra o chacra sexual (chacra swadhisthana).

- AMARELO: Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso , promove o optimismo e favorece a criatividade e o raciocínio ; é utilizado no tratamento de problemas digestivos. 
Equilibra o chacra umbilical (chacra manipura).

- VERDE: Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade; tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança; é usado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias. 
Equilibrador do chacra cardíaco (chacra anahata).

- AZUL: Tem um efeito relaxante e apaziguador; elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem efeito sedativo ; tem efeito anti-séptico e é usado para aliviar a dor e mal-estar de cortes e queimaduras, além do tratamento de doenças da garganta e olhos.
Equilibra o chacra laríngeo (chacra vishuddha).

- INDIGO: Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte; é usado como anestésico/analgésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação ; é eficaz no tratamento de inflamações, dores e em doenças pulmonares.
Equilibra o chacra frontal (chacra ajna).

- VIOLETA: Tem efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses; combate doenças dermatológicas e desintoxica o organismo (promovendo a saúde de todas as células e tecidos).
Equilibra o chacra coronário (chacra sahasrara).

- PRETO: É a ausência de cor; preto é o que vemos quando uma superfície absorve todas as cores e não reflecte nenhuma; não deve ser usado, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.

- BRANCO: É a união de todas as cores e a luz emitida pelas superfícies que reflectem to das as cores; ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...