Avançar para o conteúdo principal

Osteopatia

 

É um tratamento baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo.
Tem como função restaurar o equilíbrio da mobilidade sem dor uma vez que o movimento é a base de todo o funcionamento do nosso corpo.
O paciente é avaliado de forma global onde a causa da lesão é a principal preocupação e não as suas consequências. A origem da lesão primária é fundamental, pois sabemos que as lesões geram adaptações e compensações que se não forem travadas despertam dor e desconforto. Quanto mais cedo se actuar no tratamento da disfunção Osteopática melhor será o seu prognóstico. Então o tratamento é realizado, utilizando uma técnica adequada para cada tipo de problema, para cada caso e para a condição de cada paciente. È recomendada, portanto, a pessoas dos 0 aos 100 anos de idade.
Tratamento é basicamente manual e natural, uma vez que o corpo possui uma capacidade de cura e reequilíbrio. A função do Osteopata é tratar, através das mãos e da sua concentração, as disfunções somáticas e estruturais do corpo.
É um meio de sentirmos o corpo e entrarmos em contacto com as suas tensões e desequilíbrios.
Despertando uma nova e mais profunda consciência do corpo, aprendemos a conhece-lo melhor e a respeitá-lo, tornando-nos mais sensíveis ao seu ritmo e necessidades.
Para que as várias estruturas anatómicas sejam:
- densas (ossos)
- moles (viscerais, fáscias, músculos, ligamentos, tendões ...)
- fluídas (sangue, linfa, liquido cefalorraquidiano ...)
E que possam movimentar-se normalmente restituindo uma boa mobilidade articular.
A osteopatia vê o ser como um todo sendo uma terapia holística.
 “A estrutura governa a função”:
Cada função do nosso organismo seja ela (respiratória, digestiva, cardíaca, de locomoção ou psicológica ...) apoia-se em elementos estruturais anatómicos. Se essa estrutura (esqueleto) está desalinhada (em disfunção mecânica) é previsível que aconteça uma compensação de tecidos que impedem o movimento normal, desencadeando assim uma descompensação continua.
 “A relação vértebra - órgão e órgão - vértebra e uma relação de Homeostasia”
É a faculdade que o organismo possui para reequilibrar a suas tensões constantes (tensão arterial, regulação térmica, secreções hormonais e defesa imunitária ...).
O Osteopata apenas vai desencadear e facilitar esse processo de auto regulação.
 Métodos
Técnicas estruturais: manipulações articulares.
Técnicas rítmicas: estiramentos, bombeios.
Técnicas funcionais: relaxamento das fáscias.
O tratamento Osteopático inclui um exame completo com o diagnóstico, observação de postura e avaliação dos tecidos e articulações.
Apesar da Osteopatia abranger o corpo como um todo e acreditar que é justamente esta visão que a caracteriza além de ser fundamental na recuperação dos pacientes, podemos dividi-la em 3 grupos:
 

1· Osteopatia Estrutural - consiste na manipulação da coluna vertebral


2· Osteopatia Craniana   - consiste na manipulação da articulação craniana



3· Osteopatia Visceral    - consiste na manipulação e massagem da zona abdominal
A Osteopatia actua na prevenção de vários distúrbios, sendo ainda eficaz como complemento a práticas psicológicas e médicas.
Recomendada nos seguintes casos: dores nas costas, nas cervicalgias, torcicolos, neuralgia cervico-braquial, dorsalgias, lombalgias, ciática, lesões desportivas,
stress, irritabilidade, dores de cabeças (cefaleias), entre outras.
Entre as contra-indicações estão os reumatismos inflamatórios, cancro, fracturas, vertigens por insuficiência vertebro-basilar, osteoporose avançadas, AVC, trombose ...
É um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, proporcionando bem estar.

ORIGEM

 A Osteopatia deriva das palavras gregas (osteon) osso e (pathos) doença.
A sua origem data do século XIX a partir da investigação do médico norte-americano Andrew Taylor Still (1828-1917) que em 1874 estabelece a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o resto do corpo como elemento chave na saúde.
Still nascido em 6 de Agosto de 1828, seu pai que terá uma grande influência sobre ele e Pastor Metodista, médico e fazendeiro.
Como era de costume na época ele inicia-se na medicina com seu pai e interessa-se bastante pela anatomia, que vai poder estudar bem e de perto, primeiro sobre os cadáveres dos Índios e depois durante a Guerra da  Secessão durante a qual ele será Médico - Cirurgião dos Confederados.
Em 1865 ele perde quatro membros de sua família por ocasião de uma epidemia de meningite.
Still fica traumatizado pela dupla impotência da medicina e das instâncias religiosas  para salvar seus filhos.
A partir daí ele começa a duvidar da medicina que ele pratica e inicia pesquisas em diferentes direcções e é de uma forma empírica que ele trata um certo dia uma criança vítima de desinteria (fatal na época) seguida da cura de outros dezassete casos nos dias que se seguiram.
Desta maneira ficou convencido que havia uma outra maneira de tratar, ele anuncia a data oficial da invenção da Osteopatia em 22 de Junho 1874 ás dez da manhã.
A sua notoriedade cresce, ele torna-se Osteopata itinerante tratando quase todas as doenças e descobre a medida que o tempo passa o recurso da sua invenção.
No final de 1880, ele fica sobrecarregado de pacientes a tratar e aí ele decide formar seus filhos Harry, Charles, Herman, Fred são os primeiros Osteopatas formados, demonstrando aqui que a Osteopatia é transmissível e não um dom mágico.
Em 1892, ele funda a escola americana de Osteopatia em Kirksville, Missouri.
A Osteopatia é combatida pela Medicina Convencional que conseguiria fechar diversos colégios de medicina onde essa disciplina era ministrada.
Apesar disso a Osteopatia continua e de 1930-1969 começa de pouco a pouco a ser reconhecida em todos os Estados dos Estados Unidos.
Os Osteopatas americanos têm vindo a obter progressivamente todos os direitos e privilégios de um Medico ou um Cirúrgico.
Em 1917 morre Andrew Taylor Still.
Em seu leito de morte ele faz prometer seu melhor aluno J.M Littlejohn., que era inglês de propagar a Osteopatia na Europa, e é ele quem vai fundar a British School of Osteopathy.
Em 1930, W.G Sutherland publica seu primeiro livro sobre a Osteopatia Craniana
A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como prática de saúde.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi