Avançar para o conteúdo principal

Iridologia


A Iridologia é uma técnica de diagnóstico e avaliação por meio da análise da íris, normalmente registada por fotografia ou por computador.
No nosso organismo existem microssistemas capazes de dar informações sobre o todo, no entanto, a íris é o mais perfeito microssistema do ser humano.
Fraquezas inerentes ou adquiridas podem ser reconhecidas com a visualização da íris. São incluídas a cor do olho e as suas várias estruturas.
Com o estudo da iridologia, pode-se determinar a forma como o indivíduo elabora os seus processos de aprendizagem, expressão, modificação e gestão de relacionamentos, desde a infância.
A iridologia é de implementação simples, económica e não invasiva, através deste método de análise podemos recuperar com mais eficiência o equilíbrio da saúde e bem-estar.
O desenvolvimento sofrido pela iridologia desde os tempos antigos proporcionou aos seus seguidores estabelecer um verdadeiro mapeamento da região: íris da direita está relacionada aos órgãos do corpo posicionados do lado esquerdo, e os órgãos do lado direito podem ser analisados através da íris esquerda. Esses dois mapas dividem-se em sete anéis concêntricos a partir do centro do globo ocular, isto é, da pupila:
  • 1º Anel – conectado ao estômago.
  • 2º Anel – relacionado ao intestino.
  • 3º Anel – reflecte todos os órgãos internos.
  • 4° e 5º Anéis – correspondem a estruturas musculares e ósseas.
  • 6º Anel – representa o sistema circulatório.
  • 7º Anel – relaciona-se com pele do ser humano.





A íris também tem um segundo tipo de leitura, efectuada no sentido horário, partindo-se do centro da metade superior, nesse caso, o mapa iridológico é dividido em 12 grandes sectores (correspondentes às áreas da cabeça e do cérebro, do rosto e da garganta, da coluna vertebral, dos pulmões, do abdómen, e assim sucessivamente). Cada destes é subdividido, por sua vez, num total de 45 minúsculos sectores.
 A Iridologia é um método unicamente diagnóstico, portanto, não podem ser executadas curas com este método.
Após o diagnóstico, o terapeuta selecciona qual o melhor método terapêutico, tais como Naturopatia, Fitoterapia, etc., observando-se os progressos por meio de periódicas análises iridológicas.

Origem e História
Documentos encontrados entre 1000 e 200 a.C. referem-se à leitura das doenças através dos olhos. Mas a moderna iridologia surgiu em fins do século 19, através da obra do médico húngaro Ignatz Von Peczeley. Quando rapaz, ao capturar uma coruja, acidentalmente quebrou-lhe uma das patas. Pouco depois, Ignatz notou o aparecimento de uma listra escura na parte inferior do olho do pássaro. Pôs uma tala na pata da coruja e cuidou dela, esperando que ficasse completamente curada. Mas continuou observando. Nos anos que se sucederam, viu que, nos olhos da ave, em lugar da listra negra, havia linhas brancas e sinuosas.
Essa descoberta acabou por deixá-lo fascinado, e, ao se formar em medicina, em Budapeste, passou a estudar os olhos de diversos pacientes. Usava um enfoque inverso: diagnosticava a doença que os acometia e tentava verificar se reflectia nos seus olhos.
Muitos outros especialistas ocuparam-se do estudo da iridologia, como Louis Vannier, para quem o método permitia definir o estado orgânico do indivíduo, as suas alterações passadas e distúrbios funcionais do presente.
Outro pesquisador, Gaston Verdier, descobriu mais de 160 pontos num olho e 160 no outro, correspondentes aos órgãos do corpo humano.
A iridologia, é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto é possível estudando os numerosos sinais que devemos descodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa.




Comentários

  1. Bom gostaria de saber o que significa mancha na pupila?att

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, teria muito gosto em responder a sua pergunta, mas não me é possível porque é muito vaga, para saber o significado de uma mancha na pupila é necessário colocar várias questões e observar em pormenor, como a cor, a zona específica etc., para essas dúvidas aconselho a ir a uma consulta de iridologia, aí puderá colocar todas as questões e dúvidas em relação ao seu caso.
    Obrigada
    Soraia Santos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...