Avançar para o conteúdo principal

Iridologia


A Iridologia é uma técnica de diagnóstico e avaliação por meio da análise da íris, normalmente registada por fotografia ou por computador.
No nosso organismo existem microssistemas capazes de dar informações sobre o todo, no entanto, a íris é o mais perfeito microssistema do ser humano.
Fraquezas inerentes ou adquiridas podem ser reconhecidas com a visualização da íris. São incluídas a cor do olho e as suas várias estruturas.
Com o estudo da iridologia, pode-se determinar a forma como o indivíduo elabora os seus processos de aprendizagem, expressão, modificação e gestão de relacionamentos, desde a infância.
A iridologia é de implementação simples, económica e não invasiva, através deste método de análise podemos recuperar com mais eficiência o equilíbrio da saúde e bem-estar.
O desenvolvimento sofrido pela iridologia desde os tempos antigos proporcionou aos seus seguidores estabelecer um verdadeiro mapeamento da região: íris da direita está relacionada aos órgãos do corpo posicionados do lado esquerdo, e os órgãos do lado direito podem ser analisados através da íris esquerda. Esses dois mapas dividem-se em sete anéis concêntricos a partir do centro do globo ocular, isto é, da pupila:
  • 1º Anel – conectado ao estômago.
  • 2º Anel – relacionado ao intestino.
  • 3º Anel – reflecte todos os órgãos internos.
  • 4° e 5º Anéis – correspondem a estruturas musculares e ósseas.
  • 6º Anel – representa o sistema circulatório.
  • 7º Anel – relaciona-se com pele do ser humano.





A íris também tem um segundo tipo de leitura, efectuada no sentido horário, partindo-se do centro da metade superior, nesse caso, o mapa iridológico é dividido em 12 grandes sectores (correspondentes às áreas da cabeça e do cérebro, do rosto e da garganta, da coluna vertebral, dos pulmões, do abdómen, e assim sucessivamente). Cada destes é subdividido, por sua vez, num total de 45 minúsculos sectores.
 A Iridologia é um método unicamente diagnóstico, portanto, não podem ser executadas curas com este método.
Após o diagnóstico, o terapeuta selecciona qual o melhor método terapêutico, tais como Naturopatia, Fitoterapia, etc., observando-se os progressos por meio de periódicas análises iridológicas.

Origem e História
Documentos encontrados entre 1000 e 200 a.C. referem-se à leitura das doenças através dos olhos. Mas a moderna iridologia surgiu em fins do século 19, através da obra do médico húngaro Ignatz Von Peczeley. Quando rapaz, ao capturar uma coruja, acidentalmente quebrou-lhe uma das patas. Pouco depois, Ignatz notou o aparecimento de uma listra escura na parte inferior do olho do pássaro. Pôs uma tala na pata da coruja e cuidou dela, esperando que ficasse completamente curada. Mas continuou observando. Nos anos que se sucederam, viu que, nos olhos da ave, em lugar da listra negra, havia linhas brancas e sinuosas.
Essa descoberta acabou por deixá-lo fascinado, e, ao se formar em medicina, em Budapeste, passou a estudar os olhos de diversos pacientes. Usava um enfoque inverso: diagnosticava a doença que os acometia e tentava verificar se reflectia nos seus olhos.
Muitos outros especialistas ocuparam-se do estudo da iridologia, como Louis Vannier, para quem o método permitia definir o estado orgânico do indivíduo, as suas alterações passadas e distúrbios funcionais do presente.
Outro pesquisador, Gaston Verdier, descobriu mais de 160 pontos num olho e 160 no outro, correspondentes aos órgãos do corpo humano.
A iridologia, é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto é possível estudando os numerosos sinais que devemos descodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa.




Comentários

  1. Bom gostaria de saber o que significa mancha na pupila?att

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, teria muito gosto em responder a sua pergunta, mas não me é possível porque é muito vaga, para saber o significado de uma mancha na pupila é necessário colocar várias questões e observar em pormenor, como a cor, a zona específica etc., para essas dúvidas aconselho a ir a uma consulta de iridologia, aí puderá colocar todas as questões e dúvidas em relação ao seu caso.
    Obrigada
    Soraia Santos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi