Avançar para o conteúdo principal

Medicina Ortomolecular


Medicina Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objectivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas dá-se através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.
O organismo é uma máquina que está em permanente mutação. Durante este processo de produção podem surgir falhas, seja na chegada de matéria-prima (vitaminas, minerais, etc.), seja na própria integração de todo e qualquer sistema que compõe a máquina. Estes sistemas devem trabalhar de forma harmoniosa, como um “motor”. Estes “motores” são os sistemas: Endócrino, Neurológico, Psicológico e Imunológico. Qualquer falha em algum ponto ou mecanismo desta Máquina (ser humano) compromete toda a produção (vida), surgindo os defeitos (doença).
Por exemplo: uma pessoa deprimida tem mais hipóteses de apresentar infecções recorrentes, já que há uma falha no sistema Psicológico leva consequentemente a alterações no sistema Imunológico. Outro factor importante na génese de várias doenças, como artrite e cancro é a formação de radicais livres.
Podemos entende-los da seguinte forma: o organismo utiliza cerca de 98 a 99% do oxigénio que consumimos para produzir energia. O que sobra (1 a 2%) não participa no processo, formando espécies tóxicas reactivas do oxigénio - os radicais livres. Que combinam com várias estruturas celulares do corpo, o que resulta em destruição e consequentemente, em doenças graves. Entre estas podem ser citadas o cancro, artrite, lúpus e doenças cardiovasculares.
O Homem está permanentemente submetido a condições que levam ao excesso de radicais livres como, por exemplo, o stress, o fumo, a poluição, exposições prolongadas ao sol, entre outras.

A Medicina Ortomolecular, através do uso de vitaminas, minerais e da dieta óptima, tem o objectivo, entre outros, neutralizar os efeitos tóxicos destas espécies reactivas, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Esses mesmos elementos, empregados no tratamento de várias doenças, são considerados medicamentos ortomoleculares por serem substâncias que participam obrigatoriamente do organismo humano sendo, portanto, oferecidos como matéria-prima que o organismo utiliza para suas necessidades básicas.
-->

Conceito de dieta óptima
A dieta óptima que é utilizada pela Ortomolecular, deve conter as proteínas, gorduras e hidratos de carbono ideias, procedentes de alimentos o mais naturais e completos possível. Todos eles estão misturados entre si e com outros nutrientes essenciais com os minerais e as vitaminas.
A Medicina Ortomolecular também trata das deficiências de uma série de nutrientes. Sabe-se, por exemplo, que um fumador gasta 25 mg de vitamina C a cada cigarro que consome. Caso esta pessoa fume um maço por dia, estará a perder 500 mg desta vitamina diariamente. E, hoje em dia, sabemos os inúmeros benefícios que esta vitamina proporciona, seja no combate a radicais livres, na síntese de hormonas, ou mesmo estimulando o sistema imunológico. Todavia, apesar da Medicina Ortomolecular ter um sentido curativo, ela também é eminentemente preventiva. Assim, por exemplo, é possível tratar uma pessoa com stress antes que ele evolua para uma hipertensão arterial. Da mesma forma, é possível tratar obesidade antes que ela desenvolva diabetes.
Hoje sabe-se que a Ortomolecular associada a outras terapias é um meio válido e eficaz para impedir e reverter a osteoporose bem como muitas das patologias reumáticas, para além de inúmeras outras patologias como sinusite, problemas do sistema imunológico, etc.
O mais importante é que na Medicina Ortomolecular o paciente é visto como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia como uma orquestra. Com esta visão global, qualquer tratamento torna-se mais eficaz, pois encontra a origem dos problemas, a verdadeira raiz a partir da qual todo o processo patológico se desenvolve. Ou, ainda, voltando à analogia, se encontrarmos o defeito exactamente onde ele se origina na máquina, é muito mais fácil consertá-la antes que o problema atinja toda a produção, que nada mais é do que a própria vida.

O Médico que pratica essa terapêutica (que deve ser feita de forma direccionada, através de exames complementares laboratoriais e/ou radiológicos) está, certamente, contribuindo para evitar a produção excessiva de radicais livres, diminuindo o consumo abusivo de medicamentos tóxicos para o ser humano (antibióticos, corticóides, etc) e, com isso, fazendo a prevenção das doenças degenerativas crónicas, o que certamente irá proporcionar mais saúde e um envelhecer com melhor qualidade.

Origem e História
O psiquiatra Abram Hoffer e o Dr. Humphrey Osmond são considerados os pioneiros da terapia ortomolecular pois nos anos 50 trataram casos de esquizofrenia com doses altas de vitamina B3. A Medicina Ortomolecular é um novo paradigma da ciência nutricional.
O conceito foi formulado há 40 anos pelo Dr. Linus Pauling (Prémio Nobel da Química – 1954- e Prémio Nobel da paz – 1962), segundo o qual é necessário dar aos organismos todos os nutrientes nas quantidades que este necessita e que a dieta do homem civilizado não contém.
A Ortomolecular está intimamente ligada e usufrui das vantagens da Oligoterapia e da Dieta do Grupo Sanguíneo, as quais iram ser explicadas de seguida.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...