Avançar para o conteúdo principal

Regras Básicas Para Se Comer Bem - Parte I

 
Começou a "época" da corrida ás Dietas.
È um assunto muitas vezes debatido nos últimos anos, porque as pessoas têm a tendência de cometer graves erros nesta altura do ano no que toca á sua alimentação, os conselhos que irei enumerar a seguir é para levar em consideração durante todo o ano!
1º - Comer Relaxado
Deve-se estabelecer uma relação com a comida e não pensar em trabalho enquanto se come!
2º - Comer com postura erecta e com os "pés assentes no chão"
Postura correcta facilita a digestão e previne problemas de coluna futuros...
È importante quando estamos a comer não fazer outras actividades como ler ou a arrumar coisas... Os órgãos envolvidos na digestão precisam de toda a energia disponível para trabalharem em pleno!
3º - Mastigar Bem
A digestão começa pela boca! Deve-se mastigar de 25 a 50 vezes.
4º - Não se deve comer até ficar cheio - Regra do 80%
Quanto mais se come, mais energia se gasta, mais o corpo vai pedir descanso, provocando sono, dificultando as tarefas diárias...
5º- Beber poucos líquidos á refeição
Mais ou menos um copo, é o ideal, os líquidos ingeridos deverão ser mornos, mesmo no verão.
Não se deve beber na meia hora antes de iniciar a refeição, nem durante a hora seguinte á refeição.
6º - Não se deve comer alimentos à temperatura excessivamente fria ou quente
Evitar comer alimentos que venham directamente do frigorífico, tirar do frigorífico e deixar um pouco á temperatura ambiente.
7º - "Pequeno - almoço de Rei, Almoço de Burguês, Jantar de Pobre"
Devemos comer pouco ao jantar e pelo menos 3 horas antes de dormir.
Se a pessoa comer e for dormir, o sangue e a energia do corpo vão-se concentrar na digestão, impedindo a pessoa de desfrutar de um sono repousante.
8º - Comer alimentos não processados
Evitar alimentos como enlatados, ultra-congelados, bolachas, evitar cozinhar alimentos no micro-ondas, pois modifica os alimentos.
Comer carne, legumes, etc.
9º Comer por intuição 
Quando se deseja algo é porque o corpo está a necessitar... Mas não exagere.
10º - Levar em consideração a constituição e condição física da pessoa.
A quantidade de alimentos a ingerir deve ter também em consideração a profissão da pessoa, por exemplo uma pessoa que trabalha num escritório deve consumir menos proteínas animais que uma pessoa que trabalha na construção civil.
11º- A base da alimentação são os cereais, vegetais e leguminosas, com pouca incidência na proteína animal
Frutas e vegetais deverão constituir 40 a 60% da roda alimentar.
Os cereais (arroz, cevada, trigo integral) deverão representar 30 a 40%.
Os lácteos, carnes, nozes e feijões deverão rondar os restantes 10 a 20%.
12º - As especiarias - deverão ser usadas segundo a estação do ano.
Por exemplo no inverno usa-se mais picante, no verão plantas como o Manjericão.
13º - Os fermentados como  os Picles, são benéficos
Se a conserva tiver água com salinidade igual à do mar, ajuda a digestão.
14º Evitar o açúcar e adoçantes!
Evitar beber refrigerantes, substituir açúcar branco por açúcar amarelo, mascavado, mel ou pólen.
Não comer doces com muitos conservantes ou aromatizantes, se tem vontade de comer doce coma uma fruta doce ou um chocolate de preferência preto. 
15º - Cores no prato
O ideal é que se tenha a maior variedade de cores no prato 
16º - Características principais dos alimentos que devemos consumir durante todo o ano: 
a)Vivos (carne, peixe, frutas, legumes)
b)Frescos
c)Completos (cereais, frutas, peixe, carne)
d) Não tóxicos
e)Endógenos (Frutas e Legumes da  Estação e de preferência típicos da localidade ou do país)
f)Variados
g)Condimentos Naturais
h)Simples

Nunca se esqueça: SOMOS O QUE COMEMOS!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...