Avançar para o conteúdo principal

Regras Básicas Para Se Comer Bem - Parte II

Às vezes não é necessário deixar de consumir alimentos, apenas necessitamos de saber como combina-los!

Classificação dos alimentos
Tipos de alimentos: 
Proteínas
Consideram-se alimentos proteicos, todos aqueles que contêm 15% ou mais de riqueza.
Deve-se ainda distinguir 2 tipos de alimentos proteicos atendendo à sua concentração:
a) Alimentos de proteínas concentradas - carne, peixe, ovos, lacticínios;
b) Alimentos de proteínas ligeiras - leguminosas, feijão, lentilhas, soja, etc, frutos secos e cereais integrais.

Hidratos de Carbono
Consideram-se hidratos de carbono, todos aqueles alimentos que contêm 20% ou mais de féculas e/ou açúcares.
a) Alimentos feculentos - arroz branco, pão branco, cereais refinados, massas refinadas, todos os produtos à base destes, banana, batata;
b) Alimentos açúcares - açúcar integral de cana, fructose, mel, seiva de arce, frutas, frutas secas( passas, figos, ameixas, tâmaras).

Gorduras

Consideram-se gorduras, todos aqueles alimentos massivamente ricos em ácidos gordos de origem animal ou vegetal.
a) Gorduras animais - manteiga, sebo, carnes gordas;
b) Gorduras vegetais - óleos de 1ª pressão a frio (azeite, girassol, sésamo, noz, avelã, soja, etc.), pêra abacate.

Vegetais

Consideram-se vegetais, todos aqueles alimentos de horta com excepção das batatas (que se consideram féculas) e dos tomates (que se consideram fruta ácida).

Frutas
Consideram-se frutas, todos aqueles alimentos que são frutos de árvores ou arbustos:
Frutas ácidas - laranja, limão, lima, toranja, ananás, morango, tomate.
Frutas sub - ácidas - maçã, pêra, cereja, ameixa, uva, melão, melancia, papaia.
Nota - excepção - As bananas são consideradas féculas, a pêra abacate é considerada gordura, os figos secos, tâmaras, uvas passas e ameixas secas são consideradas açúcares.


Combinação ideal de alimentos
1º- As proteínas devem comer-se sempre sós ou com vegetais não feculentos
(verduras, legumes, rebentos, etc.).
2º- Os hidratos de carbono (feculentos) não devem misturar-se com nenhuma proteína concentrada.
· O que melhor combina são as frutas sub–ácidas e os vegetais crus ou cozidos ( ao vapor de preferência).· Por exemplo não misturar batatas com carne, ovos ou lacticínios (na verdade o leite com cereais é um dos piores pequenos almoços que se podem consumir).
· Evitar misturar hidratos de carbono de natureza distinta na mesma refeição, bem como não se deve fazer mais de uma refeição diária onde predominem os hidratos de carbono.
· Os hidratos de carbono, para serem bem digeridos e assimilados, devem ser bem mastigados (quando mastigamos féculas é produzida uma enzima denominada ptialina que permite o bom um processamento digestivo) e deve-se evitar consumir líquidos com eles para evitar comprometer a acção enzimática.
3º - As gorduras podem misturar-se com hidratos de carbono, frutas e vegetais.
· Deve-se evitar misturar as gorduras com proteínas concentradas, embora elas sejam relativamente compatíveis com as proteínas ligeiras.
· As gorduras que se deve dar preferência são as vegetais de 1º pressão a frio e consumidas no seu estado liquido. Devem evitar-se as gorduras animais e todas aquelas que sejam hidrogenadas.

Notas:
Se tomarmos uma refeição essencialmente proteica e a quisermos combinar com uma salada de vegetais frescos, devemos evitar temperar esta com demasiado azeite ou vinagre para não prejudicar a digestão.

Todos os dias deveria consumir-se uma abundante salada de vegetais frescos, com excepção do inverno em que a nossa preferência deve ir essencialmente para os vegetais cozidos ou para as saladas de inverno. A salada deve-se consumir no início das refeições de valor proteico ou feculento, na verdade ela vai dar além vitaminas, minerais e oligolementos, as preciosas enzimas de que o processo digestivo carece.
As saladas devem preparar-se sempre, momentos antes da sua toma, para evitar a oxidação dos seus nutrientes.
Evitar tomar fruta às refeições, o melhor é tomar a fruta no intervalo das refeições ou meia hora antes das mesmas.
Se quiser tomar aquela sua tarte ou bolo favorito, faça-o com muita sobriedade e sempre isoladamente, isto é, fora do período de ingestão de outros alimentos.
Os lacticínios em particular

O leite de vaca NÃO é um alimento adequado para adultos e muito menos para ser misturado com outros alimentos. Daí que os adultos o devam evitar como regra peremptória, porque é natural, com o crescimento, o desaparecimento dos factores enzimáticos que permitem a sua digestão. De acordo com a mais estrita regra da natureza de o leite é alimento de bebés e crianças.
Quando tomamos leite, ao chegar ao estômago (na presença de um meio ácido), vai formar grânulos que, quando se junta com outros alimentos, estes grânulos vão envolver esses alimentos e isolá-los da acção dos sucos gástricos, levando à sua deficiente digestão e por via a formação de matéria pútrida a nível intestinal.
O leite combina mal com todos os outros alimentos, daí que ou se evita o seu consumo ou se toma isoladamente.Não esqueça que a maior acção enzimática, sobre o leite faz-se na última hora da refeição, enquanto a carne é no inicio e nos ovos a meio da digestão.

EM RESUMO
Evitar misturar:
1 - Proteínas + proteínas (evitar carne e ovos, ou peixe, ou leite á mesma refeição).
2 - Proteínas + féculas (a ptialina, que é um enzima alcalina mistura-se com os alimentos e inibe a acção dosuco gástrico, o que vai permitir que as bactérias presentes no estômago ataquem aptialina e produzam putrefacção).
3 - Proteína + gordura ( a ingestão de gordura vai determinar que nas três horas seguintes a concentração no estômago de suco gástrico, sejam muito diminutas permitindo a agressão das bactérias aos alimentos proteicos e a sua putrefacção).
4 - Proteína+ácido (o ácido inibe a secreção do ácido clorídrico).
5 - Proteína + açúcar (os açúcares inibem a boa digestão das proteínas, na verdade eles não se digerem na boca, nem no estômago, mas passam directamente ao duodeno para sujeitos assimilação. Se tomam no final de uma refeição ficam retidos no estômago demasiado tempo permitindo que as bactérias se fermentem, produzindo toxinas e gases que prejudicam toda a digestão).
6 - Fécula + ácido (qualquer ácido consumido junto com uma fécula inibe a secreção de ptialina).
7 - Fécula + açúcar (sabemos que quando o açúcar e uma fécula são tomadas em conjunto inibe-se a secreção de ptialina).
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi