Avançar para o conteúdo principal

Terapia com Argila ou Geoterapia 1


A palavra Geoterapia vem do grego onde Geo = terra, e Terapia, que está relacionada a tratamento. Dessa forma, a Geoterapia é uma terapia natural que utiliza as propriedades medicinais da argila, gerando assim um equilíbrio corporal, restabelecendo e recuperando a saúde. Pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.
A utilização da argila é milenar, está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.
Iniciou-se quando o homem primitivo, através da observação de alguns animais, percebeu que estes buscavam na lama e na argila a cura para alguns de seus males, como o alívio de dores, lesões, feridas e até problemas estomacais.
Existem relatos históricos do uso da argila por antigas civilizações: árabes, chineses, assírios, babilónios, egípcios e hindus.
 Hipócrates, médico grego considerado o "Pai da Medicina", frequentemente utilizava a argila nos seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada.
Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno, além de cientistas e filósofos como Plínio, Paracelso, Aristóteles e, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra.
A argila é um instrumento da natureza, um dos elementos naturais mais eficaz que possuímos para curar o nosso corpo e estabelecer a saúde. Cada corpo possui em si um “tesouro”, conhecido como energia vital ou Qi, que é capaz de ajudar, proteger e curar as doenças. Esse é o poder curativo do nosso corpo. Quando esta energia é afectada instala-se o desequilíbrio ou doença.
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por acções físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água).

A argila possui três propriedades fundamentais:
1 - Absorção: característica principal que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: a argila tem facilidade em libertar elementos que fazem parte de sua constituição (activos), sendo muito importante pelo seu efeito protector e absorvente de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.
3 - Adsorção: um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizarem para o interior da pele. Este poder é muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Acredita-se que suas propriedades estabilizadoras devem-se às trocas energéticas, iónicas exercidas pelos electrões livres existentes nos minerais da sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selénio, lítio, níquel, sódio e outros.
È necessário que sua extracção seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e fertilizantes agrícolas. A qualidade da argila utilizada deve ser uma preocupação fundamental para o profissional, antes de qualquer procedimento.
A concentração de determinados minerais na argila, combinados sabiamente pela natureza, confere-lhe qualidades especiais para curar. Os principais efeitos fisiológicos no organismo são:
·         Retenção de água: absorve a água por capilaridade, útil para absorver as secreções.
  • Retenção de calor: boa condutividade calórica, a argila distribui ou retira o excesso de calor interno, age também como isolante e esfria com muita rapidez no caso de uma inflamação.
  • Retenção de gazes: acumula gazes, vapores e odores, tem uma boa acção nos gases tóxicos armazenados no intestino. Algumas compressas retiradas possuem odor forte devido a essa absorção.
·         Estado coloidal e adsorção: promove a troca de partículas através da superfície, gerando a adsorção, processo intermediário para a absorção. Absorve as toxinas e outras secreções de feridas ou úlceras da pele e mucosas inflamadas, e do sistema gástrico.
Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Antes de usá-la, é preciso conhecer sua composição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...