Avançar para o conteúdo principal

Terapia com Argila ou Geoterapia 2


Argila Amarela
A Argila Amarela é rica em Dióxido de Silício, que é um elemento catalisador para formação da base de colagénio da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, tem óptimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Exerce um papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem uma acção purificante, adstringente, remineralizante e tem um efeito hidratante na pele e reduz as inflamações.


Argila Branca
A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reacções metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, devido à elevada percentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e champôs para cabelos secos.
A Argila Branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destaca-se o silício que reduz as inflamações, tem acção purificante, adstringente, remineralizante, efeito anti-séptico e cicatrizante.

Argila Branca da Amazónia
Argila Nativa rica em nutrientes como o Ferro, Alumínio, Boro, Potássio, Cálcio e Enxofre, de coloração branca acinzentada. Rica em nutrientes e sais minerais que ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele e activam a regeneração celular, possui nutrientes que combatem os radicais livres e canalizam energia positiva.
Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, esta argila tem propriedades capazes de fortalecer o tónus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite.
Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados a regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.

Argila Cinza
A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita, é retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é anti-edematosa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas e baças.

Argila Marinha
A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo.

Argila Castanha
A Argila Castanha possui uma baixa percentagem de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Tem um efeito aumentador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido á sua pureza, eficaz contra o acne, tem efeito rejuvenescedor do tecido.
O Alumínio actua contra a falta de tonicidade, tem acção cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo.
O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem acção purificante, adstringente e remineralizante, efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem acção na elasticidade da pele actuando na flacidez cutânea.

Argila Bege
A Argila Bege é uma mistura da Argila Castanha com a Argila Branca, desta forma ela incorpora de forma mais suave às propriedades das duas argilas.

Argila Preta
A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre, raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixa percentagem de Ferro, pode ser usada tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Tem uma acção anti-inflamatória, anti-artrítica, absorvente, anti-tumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.
Argila de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre.

Argila Rosa
Ideal para peles cansadas e sem vivacidade. Vitaliza a pele, devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele.
A Argila Rosa é a mais suave de todas as Argilas, é uma mistura de Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasos e rosáceas, pois possui acção desinfectante, suavizante e emoliente.
Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Possui grande poder tensor, indicada nos tratamentos de flacidez tecidual, hidrata a pele, combate os radicais livres.

Argila Verde
A Argila Verde ou Montemolinorita, de origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selénio, cobalto e outros minerais. De pH neutro, possui acção absorvente, combate edemas, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para peles oleosas.
Desentope o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha
A Argila Vermelha é uma Argila porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, redutora de pesos e medidas.
O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de electrões.

A argila pode ser ingerida ou aplicada no local em forma de compressa ou cataplasma.
  • Uso Interno: Por via oral é indicada para doenças do aparelho digestivo, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo e alergias.
  • Uso externo: Na forma de compressas frias ou quentes, utilizando, se necessário, cataplasmas de ervas, extraindo assim todos os princípios activos da geoterapia e da fitoterapia.
Indicações de Tratamento com Argilaterapia / Geoterapia
Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, febre, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fracturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, faringite, amigdalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gravidez, etc.
Usar sempre sob a orientação de um profissional que saberá indicar a aplicação correcta bem como auxiliar nos efeitos decorrentes do tratamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...