Avançar para o conteúdo principal

Medicina Ayurveda

 
Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência. A sua evolução ficou bastante comprometida durante os anos de submissão ao domínio estrangeiro. Apesar disso este sistema tem – se mantido e actualmente existem cerca de 300.000 terapeutas na Índia. A OMS (Organização Mundial de Saúde) também aprova e apoia o método desta doutrina. Alguns cientistas indianos desenvolveram estudos para comprovar que este método de tratamento e os produtos utilizados são eficazes.
A Medicina Ayurveda é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e cristais), cirurgia e psicologia.
Ayurveda é um sistema médico completo que reconhece que toda a inteligência e sabedoria flui de uma única fonte Absoluta (Paramatman). A saúde manifesta-se pela graça do Absoluto actuando através das leis da Natureza (Prakriti). Promove a harmonia entre o indivíduo e a natureza levando-o a viver uma vida de equilíbrio e de acordo com as suas leis.
De acordo com a Ayurveda, tudo que existe na natureza é formado por cinco elementos: terra, água, fogo, ar e éter. Esses cinco elementos são reduzidos para “três humores”ou Doshas:   
 - Vata (ar e éter), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra) e todas as pessoas se enquadram e num destes três biótipos.
É por essa razão que algumas pessoas podem-se fortalecer se procurarem ingerir determinados tipos de alimentos e realizar determinados exercícios. Por outro lado, elas podem vir a comprometer a sua saúde se exagerarem numa alimentação inadequada e insistirem num determinado tipo de actividade física. Existem pessoas para quem não é aconselhável correr ou fazer yoga. Cada um tem um limite de acordo com a sua natureza.
Para se descobrir qual é o Dosha do paciente, os médicos fazem um diagnóstico rigoroso que determina se a pessoa é predominantemente Vata, Pitta ou Kapha - ou então se ela tem dois ou todos os tipos combinados.
 
Os Doshas
Na visão Ayurveda um excesso ou deficiência das características indica um desequilíbrio do Dosha correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico.
Para cada tipo de constituição, existe um determinado tipo de tratamento para uma doença específica. Mas existem doenças mais comuns para cada tipo de biótipo.

VATA 
 Predominantemente do elemento ar, como o vento em movimento é seco, leve, subtil e agitado, as pessoas Vata tendem a ser pouco desenvolvidas fisicamente. Em geral a pele é morena, fria, áspera e seca. Têm mãos e pés frios. As pessoas com este tipo de temperamento dormem pouco, caminham depressa e falam em demasia. Os seus corpos são secos, e seu cabelo fino, escasso e frágil. Não gostam do frio e dos elementos frios, têm memória fraca e deixam muitas frases sem concluir porque as suas
mentes passam abruptamente de um pensamento para outro. Apreciam os prazeres sensuais e sexuais, e gostam dos alimentos doces, azedos picantes e quentes. Comem em excesso ou frugalmente, ressonam e bebem muitos líquidos. Basicamente os indivíduos Vata são imprevisíveis e inseguros. Gastam dinheiro com facilidade e têm tendência para permanecer pobres. A vida dos tipos Vata é relativamente curta. Sonham morar nas montanhas, nas árvores e no ar, e voar sem ajuda mecânica. O corpo Vata é delgado e alto, os joelhos nodosos e débeis. O pulso é ténue e move-se como uma serpente. Quando o Vata se torna excessivo, produz aspereza da voz, palpitações e um desejo de calor; a cútis escurece e leva a uma debilidade geral. Quando Vata se apresenta equilibrado decorre uma coordenação adequada de todas as funções do corpo; os movimentos associados com o comer, a digestão e a eliminação apresentam-se de forma normal; a actividade mental apresenta-se perfeitamente controlada juntamente com os órgãos de percepção e os de acção; há uma estimulação adequada dos sucos digestivos; o desejo de levar uma vida activa; vitalidade, curiosidade e interesse natural; nas descargas ocasionais das mucosas a secagem apresenta-se normal; a função respiratória não sofre nenhum desarranjo; o padrão do sono apresenta-se de forma normal; o teor de energia atinge um nível excelente. Por outro lado, se houver desequilíbrio, o corpo apresenta-se enfraquecido ou desorganizado; os movimentos para comer, a digestão e a eliminação ficam perturbados podendo decorrer inchaço, obstipação, gazes; a mente apresenta-se agitada, confusa e a memória enfraquecida; os sentidos apresentam-se lentos, a percepção e a acção são impróprias e as respostas intempestivas; decorre uma deficiência dos sucos digestivos; uma perca de energia e alegria pela vida; descargas corporais persistentes; uma diminuição da respiração, tosse seca, distúrbios nos movimentos respiratórios; insónia, sono leve ou interrompido; fadiga sem motivo, ansiedade, preocupação, intolerância com frieza e esgotamento da força vital.

 
PITTA  
O elemento fogo é o principal, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve, geralmente as pessoas Pitta são de altura média, apresentam desenvolvimento muscular, peso e estrutura óssea moderados, a pele é suave, oleosa, quente e facilmente irritável. Pessoas Pitta têm metabolismo rápido, bom apetite e boa digestão. Dormem pouco, mas têm sono profundo. Geralmente transpiram demais. Inteligentes, aprendem rápido. Emocionalmente tendem a irritabilidade, ciúme e ódio. São ambiciosas e facilmente se tornam lideres. As pessoas de temperamento Pitta são cultas, valentes e orgulhosas. Os cabelos são suaves, finos, oleosos e loiros, e muito cedo ficam grisalhos ou brancos. Amantes das flores e dos aromas, têm bom carácter, uma perspectiva espiritual, são amáveis, zelosas por natureza, intrépidas e salvariam, inclusive, os seus piores inimigos. 
Os Pitta não seguem a religião predominante e sentem pouco apego pelas relações sexuais com o sexo oposto. Gostam dos alimentos doces, amargos e adstringentes, e apreciam especialmente as bebidas frias. A temperatura do seu corpo é quente. Os músculos e articulações são fracas e a virilidade e desejo sexual não são muito intensos. Os olhos enrijecem, factor que se acentua quando estão cansados ou quando sofrem uma intoxicação ou se expõem à luz solar. A duração de sua vida está dentro da média. São agressivos e evitam as brigas e os lugares onde possa existir o risco de se comprometerem com elas. São como o fogo, estrelas fugazes, relâmpagos, o Sol, a Lua, objectos brilhantes e plantas venenosas. Gastam o seu dinheiro com o luxo e inventam os seus próprios métodos para ganhar a vida.Se Pitta for excessivo agravam-se as sensações de ardor e queimadura, evidencia-se uma preferência pelos alimentos frios e refrescantes, os olhos e a pele amarelecem, assim como a urina e as fezes; o indivíduo sofre insónias, desvanecimento e diminuem as funções de seus órgãos sensoriais. Se Pitta entra em deficiência, observa-se uma pele opaca e uma diminuição do calor no corpo.
Quando Pitta se apresenta equilibrado, a digestão é forte e completa; a temperatura do corpo e o mecanismo da sede apresentam-se de forma adequada, a visão é excelente; há uma boa compleição, uma pele com tom e coloração saudável; o cabelo apresenta-se lustroso e ligeiramente ondulado; a pessoa mostra coragem, alegria e é centrada nos seus objectivos; o intelecto é estimulado e aberto; há uma concentração constante na verdade, disciplina e responsabilidade e uma eficiência na assimilação dos alimentos. Por outro lado, se houver desequilíbrio, a digestão apresenta-se incompleta e decorre uma diferenciação pobre entre nutrientes e desperdícios; a temperatura do corpo torna-se irregular, a transpiração fica perturbada e há uma admissão irregular de fluidos; a visão torna-se fraca; há uma variação na cor da pele podendo-se tornar manchada, inflamada e de aparência doentia; a pessoa torna-se irritadiça, ansiosa, impulsiva e obsessiva; decorrem perdas de energia e alegria pela vida; a pessoa passa a ter as faculdades de raciocínio lentas e fica espiritualmente empobrecida, podendo passar a ter azia, úlcera péptica, intestinos irritáveis, hemorróidas, diarreia e tendência para se tornar alcoólica



KAPHA
 Caracterizado pelo elemento água, húmida, fria e pesada, as pessoas Kapha têm bom desenvolvimento físico e muscular, com tendência a excesso de peso. O cabelo é sempre grosso e abundante. Possui pouco apetite, a digestão é lenta em geral comem menos que os outros tipos. O sono é pesado, prolongado e excessivo. Obedecem aos princípios e a pratica do correcto viver; falam com a voz baixa, mas são rancorosos com os seus inimigos durante um longo tempo. Amam os prazeres sensuais. São diligentes, modestos e tem tendência para dormir profundamente durante longos períodos. Sonham com rios, reservatórios de água, oceanos, lagos, aves, aquários e flores de lótus. Se Kapha for excessivo, agrava-se o peso nas extremidades, sensações de frio, sono excessivo, articulações menos consistentes, bloqueios energéticos e a pele torna-se pálida. Se Kapha entra em deficiência, produz secura, sensação de ardor no estômago e intestinos, sede, articulações frágeis, insónia e debilidade geral.
Quando Kapha se apresenta equilibrado decorre uma excelente assimilação nutricional, a musculatura apresenta-se firme e os ossos fortes; uma lubrificação e humidade adequadas através do corpo; articulação firme; físico estável, compacto e forte, potência sexual e imunidade fortes; estado de calma, pessoa clemente, compreensiva e paciente; digestão forte, apetite regular e regulação fisiológica da humidade respiratória equilibrada. Se estiver em desequilíbrio, decorre um mau status nutricional, flacidez e a pessoa fica fatigada com facilidade; surge certa secura, pois a mucosa e a saliva diminuem; as articulações apresentam-se soltas com predisposição para entorses; o físico apresenta-se mole, enfraquecido e obeso; impotência sexual, sedentarismo e a imunidade diminui; a pessoa apresenta-se intolerante, insegura, ciumenta e rude; a digestão fica lenta e o apetite desregulado e pode ocorrer também um excesso de produção das mucosas por parte de todo o sistema.




.

Dieta Ayurvédica

Os alimentos são divididos em seis sabores: picante, amargo, áspero, doce, salgado e ácido, que destacam o sabor natural, sem temperos ou cozimento. Como exemplo de alimentos doces, temos o trigo, o arroz, o leite e as frutas doces. O limão, o iogurte e o tomate são alimentos ácidos. O sal, evidentemente é salgado. De sabor picante, temos a pimenta, o gengibre, o cominho. Os espinafres são amargos. O feijão, a lentilha, a banana, o mel e a maçã são considerados alimentos ásperos.
De acordo com a Medicina Ayurvédica, existe uma alimentação adequada para cada Dosha. Mas a princípio eles aconselham a pessoa a comer só quando tem fome e a fazer um intervalo de 3 a 6 horas entre as refeições. Eles também aconselham que toda a comida contenha os seis sabores, os "rasas": doce, ácido, salgado, picante, amargo e áspero.
As pessoas Vata precisam ser cautelosas com substâncias ásperas, azedas e picantes, pois elas aumentam essa característica e tendem a causar gases. Já as pessoas de constituição Pitta têm que evitar substâncias azedas, salgadas e picantes, pois elas agravam Pitta, para elas, são benéficos os alimentos doces, amargos e ásperos. As pessoas de natureza Kapha devem reduzir os alimentos de sabor doce, azedo e salgado e dar preferência aos sabores picantes, amargos e ásperos.











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi