Avançar para o conteúdo principal

Esterilização de Agulhas de Acupunctura

Alerta para o risco de contaminação em tratamentos de acupuntura 

A prática já é bastante comum em consultórios no Brasil

Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Hong Kong expõe a possibilidade de transmissão de doenças como hepatite B e C, infecções bacterianas e até HIV pela acupuntura. A infecção pode ocorrer por meio de compressas, algodão e agulhas contaminados ou pela indevida assepsia da pele no momento da inserção das agulhas.

A acupuntura é uma prática milenar da medicina tradicional chinesa, classificada como complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A terapia vem se popularizando no mundo todo, inclusive no Brasil.

O tratamento baseia-se na idéia da existência de um fluxo energético pelo corpo, que quando entra em desequilíbrio, pode causar diversas enfermidades. São feitos, então, estímulos em pontos específicos do corpo, por meio de técnicas variadas, buscando restabelecer o equilíbrio corporal.

São tratados enxaquecas, stress, cansaço e problemas psicológicos como ansiedade e depressão. A prática é também utilizada na por quem deseja parar de fumar ou tratar obesidade, por exemplo, buscando principalmente controlar a ansiedade do paciente.

Para começar um tratamento e independentemente da queixa, deve ser feita uma avaliação global do paciente, seu hábitos alimentares, preferências climáticas, estado emocional e histórico médico. É necessária também uma análise da língua - local onde se manifestam alterações energéticas - que devem ser refeitas a cada consulta para acompanhar a evolução do tratamento.

De acordo com Flaviana Regina Pimenta, professora do Instituto Brasileiro de Acupunctura e Massoterapia, “existe o risco de contaminação caso as normas de segurança previstas pelo Ministério da Saúde e ANVISA não sejam seguidas”.

Ainda segundo a especialista em acupuntura, todo consultório deve apresentar piso frio, paredes de tinta lavável, pia dentro da sala para higienização das mãos, além de um lixo normal e um especial para as agulhas, que devem obrigatoriamente ser descartáveis. As agulhas utilizadas são vendidas em embalagens de uma ou dez unidades e são previamente esterilizadas - não é, portanto, permitida a utilização de agulhas individuais reutilizáveis, como se encontra ainda em alguns consultórios. De acordo com ela, “as agulhas são descartáveis e para cada material reutilizável há uma forma de se fazer a limpeza, justamente de acordo com o potencial de transmissão de microorganismos”.

A especialista atenta, porém, para o facto da fiscalização não ser rígida. Ela ocorre no momento de abertura do estabelecimento, mas não de forma eficiente no quotidiano das clínicas. Para aderir ao tratamento da acupunctura, de acordo com Flaviana, é essencial a procura por profissionais qualificados e de ambientes que obedeçam às especificações de higienização e segurança pré-estabelecidas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...