Avançar para o conteúdo principal

Massagem Pré-Natal ou Massagem das Grávidas



A Massagem Pré-Natal ou Massagem das Grávidas é uma terapia segura e de suporte para mulheres durante a gravidez. Ajuda as mamãs a ficarem relaxadas e a minimizar o impacto do stress nos seus corpos.

A massagem pode, entre outros benefícios, ajudar a aliviar muitas das dores que acompanham o crescimento do umbigo e as que resultam das más posturas.

A pesquisa nesta área evidenciou que além de segura para mães e bebés, esta massagem tem o condão de tornar os bébés e as suas mamãs mais saudáveis. 
Durante a gravidez a mulher sente-se especial, por ser um momento tão importante na vida. No entanto, e à medida que a gravidez evolui, aumentam também alguns dos desconfortos que lhe estão associados, nomeadamente dores de costas, má circulação, tensões, entre outros.

Muitas das mulheres grávidas enveredam por este tipo de massagem quando as dores ficam insuportáveis, mas a totalidade dos benefícios da terapia são alcançados com uma prática regular durante toda a gravidez.
 

O aconselhado é pelo menos uma vez por mês a partir do 3º mês. Antes, não é aconselhável.

Estatisticamente, está provado que gestantes que recebem massagens regulares têm menos ansiedade e produção de hormonas de stress, redução da depressão pós-parto e reportam menos mudanças de humor e desconforto físico. Verifica-se também menos complicações pós-natal, partos mais curtos e menos traumáticos, bem como menos tempo na maternidade após darem à luz..
É segura e saudável tanto para a mãe quanto para o bébé;


Benefícios da massagem:
- Reduz a fadiga e aumenta a energia, estimulando a circulação e o sistema linfático.
- Provoca uma pressão arterial moderada.
- Alivia a tensão muscular. 
- Alivia a depressão ou a ansiedade que são muitas vezes causadas pelas alterações hormonais.
- Promove uma imagem do corpo mais saudável e mais feliz à medida que as mudanças físicas ocorrem.
- Após o parto, a massagem ajuda a nova mãe a recuperar forças e a aliviar o stress da sua nova condição
  
Situações em que não se recomenda a massagem:

  • Nos primeiros 3 meses da gravidez;
  • Em caso de alterações ao nível da placenta e útero,
  • No caso de alterações circulatórias;
  • Quando ainda se verificam enjoos ou vómitos;
 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi