Avançar para o conteúdo principal

Yoga


Notícias nos jornais e revistas mostram artistas, intelectuais e o público em geral, fazer diversos exercícios de Yoga.
 Mas poucos conhecem bem essa técnica milenar de origem indiana...
O Yoga visa o pleno desenvolvimento psicobioenergético do ser humano e consequentemente um eterno equilíbrio consigo mesmo e com o universo.
A Índia, local do surgimento do Yoga, caracteriza-se por ser um país milenar com raízes culturais e filosóficas muito fortes.
 Segundo as lendas indianas, o Yoga foi deixado na terra pelos deuses, com o objectivo de acompanhar a evolução do homem, para levar em pleno o seu desenvolvimento a todos os níveis, e também aflorar com o Yoga, os diversos níveis energéticos e subtis do ser humano.
Mitologicamente o Yoga foi cantado nos puranas, fábulas e lendas, onde o deus Shiva ensinava à sua esposa Parvati, as técnicas do Yoga, estando este a beira de um rio, um peixe viu-os fazendo as ásanas do Yoga (posições psico-físicas) e passou a imita-los, devido a isso, evoluiu tanto que deixou de ser peixe e tornou-se homem para que estes tivessem uma evolução energética.

É atribuída a Pantanjali a codificação do Yoga, no final do terceiro século antes de Cristo, porém o Yoga é anterior a Pantanjali, visto que já tinha sido citado nos Vedas e nos Shastras tântricos mais antigos. 
Pantanjali somente editou e corrigiu as tradições doutrinárias e técnicas do Yoga, criando um sistema filosófico denominado de Darshana, iniciado na Índia e depois divulgado em todo o mundo.
O objectivo principal do yoga é unir o corpo, a mente e o espírito, ou, nas suas formas mais espirituais, o indivíduo e o universo. Este objectivo é alcançado  através de posturas físicas, exercícios de controlo de respiração e meditação, muitas vezes acompanhados pela entoação de cânticos.
Há dezenas de "linhas" diferentes de Yoga no mundo, que propõem não necessariamente caminhos contraditórios, mas sim diversos caminhos para alcançar o mesmo objectivo: o Samádhi, ou Iluminação da Consciência.

Vários são os métodos e escolas para se atingir esta meta, porém ela sempre é o referencial. As escolas mais antigas utilizam-se de métodos estritamente técnicos. As escolas mais modernas tem uma conotação tendendo mais ao espiritualismo, fruto da difusão do Vedanta na época medieval. Desenvolveu-se ao longo da história no oriente, particularmente na Índia, e que nos dias de hoje está amplamente difundido no mundo todo, inclusive no ocidente.


O TERMO
Por ser uma palavra de origem Sânscrita e gênero masculino, devemos sempre dizer o Yoga e nunca a Yoga. Sendo erro também escrever Yoga com “i”, ou seja, ioga. Isto ocorreu devido a vernaculização errada em nossos dicionários, que coloca Yoga no gênero feminino e escrito com “i”. Portanto, o correcto é Yoga, no gênero masculino e com a letra “Y” no início.

O SIGNIFICADO
A palavra Yoga tem raiz Sânscrita “Yuj” que significa unir. Graças a isso traduzimos a palavra Yoga como união. Devendo o praticante yôga aspirar três estágios:
1.    União consigo mesmo.
2.    União com os demais seres.
3.    União com o absoluto.

Partindo destes princípios observamos que Yoga tem como finalidade dar ao ser humano um completo bem estar consigo mesmo e com os demais seres do universo, resultando na plena saúde global. O Yoga leva a dois pontos: objectivo (união) e método (unificação).

REGRAS PARA PRATICAR O YOGA
1.    O melhor horário para praticar Yoga é pela manhã, bem cedo, ou no final da tarde;
2.    Estar ao ar livre ou num local bem ventilado e o mais aberto possível;
3.    Práticas a meia luz são muito boas;
4.    Usar pouca roupa ajuda na respiração e deixa o corpo livre para os movimentos. Deve-se, também, usar roupas folgadas e de cores claras;
5.    Não fazer uso de materiais sintéticos, relógios, celulares e objectos de metal;
6.    Praticar com o estômago vazio;
7.    Tomar banho 15 minutos antes da prática, ou depois de algum tempo;
8.    Não praticar em excesso. No início, uma hora é suficiente;
9.    Ter regularidade na prática (mesmo horário todos os dias) é fundamental;
10.    Evitar o uso de drogas, tabaco ou bebidas alcoólicas.

Esta disciplina tradicional também inclui um estilo de vida saudável, bons hábitos morais e a busca de uma maior consciencialização, embora o yoga não seja uma religião.

O yoga pode ajudá-lo no:
•    Stress e ansiedade;
•    Depressão;
•    Hipertensão;
•    Doenças Cardiovasculares;
•    Dor Lombar;
•    Diabetes;
•    Cancro;
•    Gravidez;
•    Asma;
•    Epilepsia;
•    Esclerose Múltipla;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...