Avançar para o conteúdo principal

A Respiração



A Importância da Respiração 
 
Se a rua rotina está intensa e o nervosismo e a ansiedade estão a consumir o seus dias, é hora de relaxar. Uma forma bastante simples e eficaz é respirar. A respiração pode ajudar a mandar todo o stress para longe.
A primeira coisa que fazemos ao nascer é inspirar. Em seguida, se tudo der certo, a gente chora ao sentir o ar fresco pela primeira vez. Fechando o ciclo, a última coisa que fazemos antes de morrer é expirar.
As estatísticas apontam que, por mês, executamos cerca de 648 mil respirações. Algo em torno de 7, 7 milhões de vezes ao ano. Isso sem contar momentos de especial excitação ou stress, em que o peito se enche de ar com mais rapidez, seja a praticar exercícios aeróbicos, seja fazendo uma apresentação de trabalho num novo emprego.
Na conta final, a respiração acelerada de algumas situações como essas compensa instantes em que prendemos o ar por causa de um susto, de uma surpresa, da ansiedade de esperar o filho fazer um golo ou simplesmente diante de uma paisagem de tirar o fôlego.
Respirar faz parte de todos os segundos da vida.
É um movimento tão presente que, quase sempre, nem nos damos conta dele.


.
A respiração pode ajudar tanto de maneira fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação (inalamos o ar com mais rapidez e de forma mais escassa) como também fazendo o esforço consciente para mudar isso, o que ajuda a acalmar, pois o organismo volta a seu equilíbrio.
Sentir falta de ar também é um sinal de que não estamos a respirar como deveríamos. Conheça algumas técnicas dos especialistas para acertar a respiração e mandar a ansiedade embora.

Respiração básica - Tire momentos para respirar lentamente. O exercício deve durar de 3 a 7 minutos e o processo deve ser feito pelo nariz apenas. Experimente deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada. É importante sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave.

Respiração diafragmática - Respire lenta e profundamente e observe o próprio movimento. O diafragma abaixa em sua contração na inspiração, isso faz com que as vísceras sejam projetadas naturalmente para frente. É importante observar se as costelas também se elevam em toda a circunferência do tórax, fazendo com que ele se expanda por inteiro e traga mobilidade e fluidez na estrutura. Para facilitar, una os dedos do pé em frente ao corpo e mantenha os calcanhares afastados.


 















Respiração abdominal - Antes de dormir, se a ansiedade estiver impedindo o sono de chegar, deite na cama e com as luzes apagadas, coloque as mãos sobre o abdómen. Conte enquanto respira, um ritmo. Podemos inspirar contando mentalmente até quatro e expirarmos no mesmo tempo, sempre pelas narinas. Para tornar o exercício mais avançado, pode-se contrair o abdómen na hora de soltar o ar, assim os músculos da respiração são trabalhados.
Não se pode negar como é difícil mudar hábitos consolidados de longa data. E não basta fechar os olhos e achar que o ar encontrará seu caminho sozinho nariz adentro. Tenha paciência, empenho e vontade. Enquanto se exercita, mentalize o benefício que está a conquistar. Escolha seu caminho e acredite que a forma de respirar pode mudar todo seu modo de olhar a vida.


Estudos explicam os benefícios da respiração

 A ciência comprova que respirar traz mais benefícios do que simplesmente nos manter vivos. 
Reduz o risco de pânico. Profissionais da universidade metodista do sul, em Dallas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica chamada CART (Capnometry-Assisted Respiratory Training) para tratar pessoas que sofrem de síndrome do pânico. Durante o tratamento, os pacientes realizaram exercícios simples de respiração, duas vezes ao dia, usando um equipamento que media os níveis de gás carbónico no sangue. Os resultados mostraram que a presença do gás carbónico se normalizava depois de cerca de um minuto de respiração controlada. Por causa da respiração irregular, pessoas com esta síndrome tendem a acumular mais gás carbónico no sangue, o que altera o pH sanguíneo e pode gerar distúrbios como delírios e alucinações.

 Diminui a dor. Um estudo realizado no centro médico do Hospital St. Joseph, na Califórnia, Estados Unidos, monitorou grupos de mulheres entre 45 e 65 anos que sofrem de fibromialgia. Metade delas deveria respirar profundamente e a outra metade, preenchendo apenas 50% da capacidade pulmonar. Enquanto isso, um aparelhinho dava pequenos choques na palma das mãos. As que respiraram profundamente relataram muito menos dor.

 Acalma a asma. Exercícios de respiração diminuem os sintomas da asma, melhoram a qualidade de vida e reduzem o uso dos medicamentos broncodilatadores na forma de bombinha. Foi o que mostrou uma pesquisa publicada pela revista especializada inglesa Thorax. Foram avaliados 200 pacientes.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...