Avançar para o conteúdo principal

Sais Schussler - Os 12 Sais Essenciais

Os Sais minerais que equilibram o nosso organismo podem levar à cura de diversos males.
A sua deficiência pode ser facilmente percebida por sintomas e diagnóstico da face. Para maior eficácia devem ser aliados a um estilo de vida saudável.
Seguros, eficientes, e de baixo custo, são usados na Europa e América do Norte há mais de 200 anos.

História


Os Sais de Schussler, são também conhecidos como Sais bioquímicos. Eles são o resultado do trabalho do  Dr. Wilhelm Schüssler, um grande médico alemão do século XIX. Ele fazia pesquisas em cinzas de pessoas que haviam sido cremadas, para ver que minerais faltavam em suas células e estudava todo o histórico destas pessoas, fazendo uma ligação entre os minerais faltantes e as doenças que elas tiveram. Assim ele chegou aos 12 minerais que devem estar presentes no organismo, para uma saúde perfeita.

O Dr. Schüssler, de Oldenburg, Alemanha, desenvolveu esta forma de terapia baseando-se na genialidade de outro mestre, Samuel Hahnemann, que fora o primeiro a utilizar os sais inorgânicos diluídos homeopaticamente como via de tratamento, logo após também, os mestres Constantine Hering e Grauvogl terem observado os efeitos fantásticos destes sais inorgânicos. Mas Schüssler foi um pouco mais longe destes mestres, ele passou a descrever em 1873 num artigo no jornal alemão de homeopatia, no qual ele mostra que seus experimentos com “sais teciduais” isto é, compostos diferentes dos sais inorgânicos usados pelos antigos mestres, mas idênticos aos produzidos no organismo humano, diluídos como no sistema homeopático, podiam tratar diversos distúrbios. 
Logo após esta publicação o Dr. Hering recomendou uma investigação mais profunda destes “12 Sais Teciduais”, assim várias edições seguidas deste conceituado jornal, foram abordados os experimentos de vários Médicos homeopatas com este “novo sistema”, o qual ficou marcado como “Método Bioquímico”, e foi consagrado por diversos médicos na Alemanha e Europa, onde, até a morte do Dr. Schüssler em 1898 foram publicados sequencialmente no jornal os efeitos em vários distúrbios, mas uma coisa importante a sublinhar é o seguinte, embora este sistema tenha “nascido” numa escola homeopática, ele obedece a uma forma bioquímica de tratamento, isto é, diferente do Similia Similibus Curentur, ou, semelhante cura semelhante, a base vitalista da homeopatia clássica.

Como funcionam os Sais Teciduais no organismo?
A base desta forma terapêutica é que todas as estruturas do organismo e sua constante saúde dependem da constante presença de certas quantidades destes sais orgânicos, assim, quando há falta destes no organismo após a combustão natural pelos tecidos, forma-se aí os distúrbios que afetam a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Mas quando identificamos qual, ou melhor, quais sais estão em desequilíbrio, podemos repor em doses “homeopáticas” os mesmos, e então estes reagirão produzindo um efeito “quântico”, isto é, ao produzirmos uma sensibilização num pequeno grupo de células, estas reproduzem o efeito positivo a outro grupo maior, e assim repassando o efeito a todo o organismo, equilibrando o todo.
A força terapêutica dá-se na seguinte base: Em toda a natureza, átomos e moléculas formam a base das operações, o crescimento de animais  e plantas está ligado a um novo acréscimo de “novos” átomos e moléculas à massa existente. 
Quando “alimentamos” estes novos grupos de moléculas com doses ínfimas destes sais teciduais, estas em si mesmas fortalecem o organismo por causar uma reação positiva, que podemos comparar à seguinte situação, quando um organismo exposto a uma condição extrema, causada por exemplo desidratação e os sintomas decorrentes desta, se déssemos apenas um copo de água de 200 ml, a reação do organismo a este pequeno gesto seria tremendo, e aos poucos, mesmo com doses pequenas de água em pouco tempo todo o organismo seria restabelecido e totalmente hidratado, restabelecendo o principio vital da hidratação celular.
Quando damos a este mesmo organismo doses diminutas de “sais teciduais” que estejam em falta gerada por vários fatores, restabelece-se aí o equilíbrio e a saúde de todo o organismo físico e emocional.
Muitos objetarão esta forma terapêutica, afirmando que as doses são muito pequenas para ter qualquer efeito de tratamento, o que desejamos lembrar é que o mínimo em níveis moleculares faz uma grande diferença em níveis teciduais em longo prazo, tanto positivamente quanto negativamente.

Os 12 Sais de Schussler

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...