Avançar para o conteúdo principal

Sais Schussler - Os 12 Sais Essenciais

Os Sais minerais que equilibram o nosso organismo podem levar à cura de diversos males.
A sua deficiência pode ser facilmente percebida por sintomas e diagnóstico da face. Para maior eficácia devem ser aliados a um estilo de vida saudável.
Seguros, eficientes, e de baixo custo, são usados na Europa e América do Norte há mais de 200 anos.

História


Os Sais de Schussler, são também conhecidos como Sais bioquímicos. Eles são o resultado do trabalho do  Dr. Wilhelm Schüssler, um grande médico alemão do século XIX. Ele fazia pesquisas em cinzas de pessoas que haviam sido cremadas, para ver que minerais faltavam em suas células e estudava todo o histórico destas pessoas, fazendo uma ligação entre os minerais faltantes e as doenças que elas tiveram. Assim ele chegou aos 12 minerais que devem estar presentes no organismo, para uma saúde perfeita.

O Dr. Schüssler, de Oldenburg, Alemanha, desenvolveu esta forma de terapia baseando-se na genialidade de outro mestre, Samuel Hahnemann, que fora o primeiro a utilizar os sais inorgânicos diluídos homeopaticamente como via de tratamento, logo após também, os mestres Constantine Hering e Grauvogl terem observado os efeitos fantásticos destes sais inorgânicos. Mas Schüssler foi um pouco mais longe destes mestres, ele passou a descrever em 1873 num artigo no jornal alemão de homeopatia, no qual ele mostra que seus experimentos com “sais teciduais” isto é, compostos diferentes dos sais inorgânicos usados pelos antigos mestres, mas idênticos aos produzidos no organismo humano, diluídos como no sistema homeopático, podiam tratar diversos distúrbios. 
Logo após esta publicação o Dr. Hering recomendou uma investigação mais profunda destes “12 Sais Teciduais”, assim várias edições seguidas deste conceituado jornal, foram abordados os experimentos de vários Médicos homeopatas com este “novo sistema”, o qual ficou marcado como “Método Bioquímico”, e foi consagrado por diversos médicos na Alemanha e Europa, onde, até a morte do Dr. Schüssler em 1898 foram publicados sequencialmente no jornal os efeitos em vários distúrbios, mas uma coisa importante a sublinhar é o seguinte, embora este sistema tenha “nascido” numa escola homeopática, ele obedece a uma forma bioquímica de tratamento, isto é, diferente do Similia Similibus Curentur, ou, semelhante cura semelhante, a base vitalista da homeopatia clássica.

Como funcionam os Sais Teciduais no organismo?
A base desta forma terapêutica é que todas as estruturas do organismo e sua constante saúde dependem da constante presença de certas quantidades destes sais orgânicos, assim, quando há falta destes no organismo após a combustão natural pelos tecidos, forma-se aí os distúrbios que afetam a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Mas quando identificamos qual, ou melhor, quais sais estão em desequilíbrio, podemos repor em doses “homeopáticas” os mesmos, e então estes reagirão produzindo um efeito “quântico”, isto é, ao produzirmos uma sensibilização num pequeno grupo de células, estas reproduzem o efeito positivo a outro grupo maior, e assim repassando o efeito a todo o organismo, equilibrando o todo.
A força terapêutica dá-se na seguinte base: Em toda a natureza, átomos e moléculas formam a base das operações, o crescimento de animais  e plantas está ligado a um novo acréscimo de “novos” átomos e moléculas à massa existente. 
Quando “alimentamos” estes novos grupos de moléculas com doses ínfimas destes sais teciduais, estas em si mesmas fortalecem o organismo por causar uma reação positiva, que podemos comparar à seguinte situação, quando um organismo exposto a uma condição extrema, causada por exemplo desidratação e os sintomas decorrentes desta, se déssemos apenas um copo de água de 200 ml, a reação do organismo a este pequeno gesto seria tremendo, e aos poucos, mesmo com doses pequenas de água em pouco tempo todo o organismo seria restabelecido e totalmente hidratado, restabelecendo o principio vital da hidratação celular.
Quando damos a este mesmo organismo doses diminutas de “sais teciduais” que estejam em falta gerada por vários fatores, restabelece-se aí o equilíbrio e a saúde de todo o organismo físico e emocional.
Muitos objetarão esta forma terapêutica, afirmando que as doses são muito pequenas para ter qualquer efeito de tratamento, o que desejamos lembrar é que o mínimo em níveis moleculares faz uma grande diferença em níveis teciduais em longo prazo, tanto positivamente quanto negativamente.

Os 12 Sais de Schussler

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi