Avançar para o conteúdo principal

Gotu Kola ou Centellha Asiática

 

A gotu kola, uma das plantas mais estudadas em todo o mundo, oriunda da Índia, nome pelo qual é vulgarmente conhecida. A Centelha asiática, em português, é usada tradicionalmente na medicina ayurvédica e, ao longo dos tempos, tem sido associada à longevidade e à promoção de uma vida mais saudável - diz-se que um mestre de Tai Chi Chuan, Li Ching-Yuen, viveu até aos 256 anos e que tal deveu-se ao seu consumo de ervas tradicionais chinesas, entre as quais a gotu kola. Esta planta cresce espontaneamente nas regiões quentes e pantanosas da Índia, Madagáscar, China, Austrália, África Central e EUA, sendo a folha a parte utilizada com fins terapêuticos. 
São conhecidos como componentes principais da centelha asiática os triperpenos, mas também possui alguns flavonóides, aminoácidos, vitaminas e minerais. Os triterpenos actuam primordialmente na formação de colagénio nos ossos, cartilagens e tecido conjuntivo. Outras propriedades que também lhe são conhecidas são a promoção da saúde dos vasos sanguíneos e a estimulação da memória, no entanto, nos últimos tempos, a importância desta planta tem sido notória sobretudo a nível do tecido conjuntivo e várias afecções da pele, estando os seus benefícios cientificamente comprovados em casos de úlcera da perna e a temível celulite. 


Devido ao efeito benéfico sobre o tecido conjuntivo, isto é, ao estimular a formação de tecido saudável e ao evitar o crescimento de zonas duras, a centelha asiática é utilizada nas mais diversas afecções da pele. Como, por exemplo, a queimaduras, a cicatrizes e úlceras da perna. No que respeita às queimaduras, existem referências de queimaduras de 2º e 3º grau que melhoraram significativamente após a utilização desta planta, estando relacionada com uma rápida cicatrização e existindo até uma pomada à base da mesma, coadjuvante da cicatrização em afecções cutâneas. Há também relatos de recuperações mais rápidas de cicatrizes decorrentes de cirurgias.

Mais recentemente, a sua eficácia tem sido comprovada em vários problemas de saúde, entre os quais a celulite. Segundo muitos investigadores, esta planta melhora a estrutura do tecido conjuntivo, impedindo a formação de celulite. Ao mesmo tempo, ajuda a fortalecer as células das paredes dos vasos, promovendo a circulação dos membro inferiores. Por esta razão, a centelha asiática é usada para ajudar a combater, por exemplo, situações de má circulação e varizes. Devido a esta característica é também extremamente útil em doentes acamados.
A centelha asiática, tem sido tradicionalmente usada para ajudar a aumentar a acuidade mental em geral. Diversas pesquisas demonstraram as propriedades desta planta na estimulação da memória e no aumento da capacidade de aprendizagem. Foram realizados estudos em casos de perda memória associados à doença de Alzheimer e em crianças com dificuldades de aprendizagem e os resultados registados foram positivos.
A nível culinário, a centelha asiática é utilizada como alimento em muitos países, nomeadamente como ingrediente de sopa e saladas. Países como a Indonésia, Vietname, Tailândia e Malásia utilizam as suas folhas em vários cozinhados.
Por último, esta planta possui ainda capacidades sedativas suaves, podendo considerar-se uma opção em casos suaves de ansiedade e de insónia.
Apesar da semelhança dos nomes, não há qualquer relação entre a, gotu kola, e a noz de cola (planta usada na preparação de bebidas à base de cola). A noz de cola é um estimulante, pois contém cafeína, enquanto que a centelha asiática, ou gotu kola é ligeiramente sedativa e não possui cafeína.

A centelha asiática, que pode ser usada quer interna quer externamente, encontra-se disponível em chás, tintura e preparados tópicos. Porém, na maioria dos casos, esta planta é tomada sobre a forma de cápsulas ou comprimidos (de preferência, de extracto normalizado com 40% de asiaticócido).
No que respeita à dose, esta está dependente do objectivo a que se destina. Por exemplo, para tratar queimaduras ou úlceras da perna pode usar cerca de 200 mg de extracto normalizado duas vezes por dia. Tradicionalmente, recorria-se à aplicação externa de uma compressa embebida em chá, mas hoje em dia, é mais comum a utilização de cremes ou pós. Em Portugal, esta planta é utilizada sobretudo sob a forma de cápsulas ou comprimidos mas também é possível a aquisição de produtos cosméticos como cremes, loções ou géis de centelha asiática. A sua dosagem está dependente do objectivo a que se destina, podendo ser tomadas até 300 mg do seu extracto normalizado. Para ajudar a melhorar a circulação das veias, estimular a memória ou situações de celulite pode tomar cerca de 200 mg de extracto normalizado, três vezes ao dia.
Pelo exposto, a centelha asiática poderá ser mais uma opção interessante a considerar, no âmbito da fitoterapia, caso pretenda manter uma vida mais saudável e também é benéfica no combate à celulite e sem efeitos adversos associados. Mas DEVERÁ SEMPRE aconselhar-se junto do seu médico, se surgirem quaisquer dúvidas.




Resumindo:
Indicações: 
afecção cutâneas, amenorréia, aparelho circulatório, articulações reumáticas, cãimbras, celulite, circulação de retorno, constipação, desordens dermatológicas (eczema, furunculose, lúpus, úlcera varicosa, hematoma, rachaduras da pele, varizes, psoríase, prevenção da formação de quelóides, acelerar a cicatrização pós-cirúrgicas, estimular a produção de colágeno e fibras, inflamação periférico, feridas, úlcera de pele (inclusive lepra), melhorar o aspecto da pele (nos casos de queimaduras)), desordens nervosas, dismenorréia, disúria, doenças do aparelho urinário e genital femininos, doenças vasculares periféricas, doenças venéreas, epistaxe, escrófulas, formigamento, gordura localizada, hematêmese, hemorróidas, icterícia, malária, pernas pesadas e doloridas, sarampo, senilidade.
Contra-indicações/cuidados: 
não deve ser usada por grávidas e por lactantes, pessoas com insuficiência renal ou hepática, pessoas com gastrite e úlcera. Pessoas com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula, pacientes com depressão do SNC, pois os bromosídeos podem influenciar no tratamento. Pessoas que ingerem álcool também não devem fazer uso da centella asiática


Efeitos colaterais: pode produzir foto-sensibilidade, irritação gástrica, aumento do colesterol, efeito sedante. Em excesso pode causar náuseas.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi