Acupunctura ginecológica pode aliviar sintomas do SPM e ajudar no parto normal
Algumas agulhas colocadas em pontos específicos do corpo ajudam mulheres a livrarem-se de enxaqueca, cólicas e aquele stress característico do SPM (Síndrome Pré-Menstrual). A acupunctura foi apontada pela Organização Mundial da Saúde como uma das terapias capazes de tratar esses problemas que atacam o sexo feminino todo mês.
"A acupunctura activa terminações nervosas, que têm conexão com o sistema nervoso central por vias que levam à dor, e que geram respostas analgésicos, anti-inflamatórias, relaxantes e que ajudam a controlar a produção hormonal" — explica Elba Lúcia, membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupunctura.
Por meio de estudos e experimentos, foi constatado que a técnica da medicina tradicional chinesa também é eficaz no tratamento de doenças como a endometriose, além de auxiliar em casos de infertilidade e no parto normal. Trabalhando há 40 anos na especialidade, o acupunctor Bartolomeu Alberto Neves conta que, por muitas vezes, foi procurado por mulheres que estavam na reta final da gravidez: "Com a proximidade do parto e o desejo de que ele seja realizado de forma natural, muitas mães me procuram".
A acupunctura estimula os movimentos peristálticos que são fundamentais para ajudar o bébe a nascer.
Na lombar
Apesar de gerarem respostas que actuam em áreas relacionadas aos órgãos sexuais, a médica Elba Lúcia tranquiliza quem pensa em apostar na acupunctura para tratar problemas ginecológicos: "É difícil que as agulhas sejam colocadas nas partes genitais. Só quando o paciente tem dor no nervo que passa pela região. A maioria dos pontos está na lombar."
Notícia transcrita do Jornal digital Extra Globo
Comentários
Enviar um comentário