Avançar para o conteúdo principal

Medicina Tibetana

 
A Medicina Tradicional Tibetana é difundida principalmente no Tibete, nas províncias de Qinghai, Sichuan, Gansu, bem como na Índia e no Nepal.
A Medicina Tibetana nasceu no planalto Qinghai-Tibete com características muito regionais e naturais. Situado na faixa muito fria e com difícil acesso ao exterior e a animais, a Medicina Tibetana desenvolveu as suas próprias especialidades como por exemplo, com o pouco acesso a animais, usa mais plantas e ervas resistentes ao frio, existentes em grandes altitudes e com ar rarefeito.
 No Tibete, o Budismo é a religião mais popular, sendo uma força espiritual, exerce uma grande influência sobre a Medicina Tibetana.

 Teorias fundamentais da Medicina Tibetana   

Segundo a doutrina da Medicina Tibetana, no corpo humano existem:
 Três humores:
O vento na cintura pélvica; a bílis, na parte média do tronco, mais particularmente no fígado e na vesícula biliar; a fleuma, no cérebro;
Os cinco elementos que podem influenciar positiva ou negativamente as sete matérias do organismo humano;
Sete matérias mais importantes:
O sangue, carne, medula, esperma, ossos, gordura e digestão;
E três evacuações:
Urina, fezes e suor;
Os três humores sustentam  a movimentação das sete matérias e três evacuações. Esses três ramos apoiam, restringem e equilibram-se. Quando um dos três encontrar-se mais fraco ou mais forte, a pessoa poderá ficar doente, Por isso, o equilíbrio entre os três é importante.
Segundo a Medicina Tibetana, as doenças são causadas por desequilíbrio entre os primeiros três humores, que prejudica a vitalidade do homem. Por isso, o tratamento e a cura se baseiam na procura da harmonia entre os três humores.

Anatomia e microrganismos
Devido à cultura e tradições diferentes, a anatomia tibetana fornece uma descrição quantificada do que deve ser um organismo perfeitamente constituído.
Avalia-se o corpo pelos cinco grandes órgãos, como Coração, Fígado, Baço, Pulmão e Rins, e os seus acoplados, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Estômago, Bexiga e Vesícula Biliar.
A Medicina Tibetana antiga toma o Coração como o Rei de um estado, Pulmão como ministro, Fígado e Baço como concubinas e estabelece um íntimo relacionamento entre eles.
Uma parte destes órgãos participa da vida do organismo, consumindo certas matérias; outra parte encontra no corpo apenas seu habitat, do mesmo modo que a casa onde moramos; outra parte ainda, por causa de seu Karma, deve realizar todo tipo de funções.
Qualquer que seja a categoria, estamos ligados a eles e sofremos com os distúrbios que os afectam. Por isso, a Medicina Tibetana antiga já contava com ricos conhecimentos do corpo humano.

Métodos terapêuticos da medicina tibetana

- Tratamentos:
Na medicina tibetana, para tratar as doenças recorre-se a diferentes técnicas, mas emprega-se, principalmente, medicamentos.
Buddha disse que não há substância sobre a terra, mineral, vegetal ou animal que, quando utilizada com habilidade, não possa servir como remédio. Há dezessete maneiras de preparar as substâncias medicinais: em pílulas, em pó, em unguentos, em infusões, em decocções, misturadas à tsampa (um tipo de farinha), etc.
- Acupunctura a moxabustão
- Massagem Tibetana – Passar remédio em partes do corpo a fim de tirar dores ou curar inflamações.
- Banhos terapêuticos com águas minerais. 

Massagem Tibetana 
Há mais ou menos 10 anos que chegou à Europa, mas é mais conhecida na Alemanha onde, actualmente, tem outra abordagem. Sofreu algumas alterações e adaptações para os costumes e forma de vida ocidental, mas a essência do seu princípio continua viva.
O primeiro contacto com a Massagem Tibetana é um misto de magia, música e toque corporal. As emoções flúem e o toque conforta a mente.
Normalmente, a Massagem Tibetana divide-se em 3 etapas:
     - Massagem corporal (pressionando partes do corpo com subtileza);
     - Massagem vibracional (transmitida pelo som de taças tibetanas);
     - Canalização energética (colocação das mãos em certas partes do corpo).
A massagem é feita com a intermediação de 4 tipos diferentes de óleos:
- Manteiga clarificada que tem gosto doce e morno por natureza. É usado para as condições de vento, stress e torções,
- Òleo vegetal, e o mais usado é o óleo de gergelim. É doce, morno, alivia stress e fortalece o corpo,
- Gordura animal que vem de animais específicos, usados para combater males específicos,
- Tutano.
Loções ou óleos medicinais também são usados e feitos com noz-moscada, manteiga semi líquida de leite de búfala e certos tipos de farinha para fazer uma pasta que também é aplicada em pontos de Acupunctura. Existem várias combinações diferentes para se fazer esta pasta, e cada uma tem seu uso específico.
Existem 4 movimentos principais para a massagem tibetana que são:
- Aplicação de óleo com movimentos longitudinais longos,
- Movimentos circulares friccionando vigorosamente o local,
- Acupressão que são movimentos circulares profundos e localizados em pontos da acupunctura,
- Técnicas triplas
A Massagem Vibracional (transmitida com o som das taças tibetanas) proporciona um excelente instrumento de meditação, reequilíbrio energético, relaxamento e purificação. A utilização destas taças de som tibetanas serve para aliviar o stress e para atenuar todo um conjunto de perturbações nefastas à saúde. A Massagem Vibracional é baseada na ancestral sabedoria tibetana de produção de sons e ultra-sons.
É uma terapia preventiva que pode ser utilizada por qualquer pessoa em qualquer idade.
Ajuda as pessoas a entrarem em contacto consigo mesmas, com serenidade, e a descobrir o seu inconsciente, ao mesmo tempo que permite aumentar a auto-estima e confiança. Para além de atenuar problemas mentais também é útil no tratamento de algumas enfermidades, acelerando o processo de cura. Por exemplo, é usada para tratar dores de cabeça, palpitações, dor lombar, irregularidades menstruais, constipações e sangramentos. No entanto, a massagem tibetana não é indicada em casos de febre alta, inflamação, infecção e inchaço por retenção de líquido.
A melhor hora para a massagem tibetana é no final da tarde ou final da manhã, antes do almoço. O paciente não pode estar com fome, ou ter ingerido muita comida. A melhor época do ano é o Inverno quando o elemento metal que é relacionado com a pele, é mais activo. A massagem é feita para aquecer o corpo e consolidar sua superfície.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Drenagem Linfática Manual (DLM)

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem terapeutica, criada pelo Dr. Emil Vodder para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático. Pernas cansadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pos-traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cancro da mama, recuperação pos-cirurgia estética, fibromialgia, celulite são algumas das principais indicações desta terapia. Apesar da Drenagem Linfática Manual estar muito divulgada hoje em dia, muitas pessoas desconhecem o verdadeiro alcance desta técnica e quando vão fazer um tratamento, têm uma ideia que nada tem a ver com a realidade. Esta técnica começou a ser desenvolvida nos anos 20 pelo casal Emil e Estrid Vodder, ambos fisioterapeutas, que trabalhavam num balneário da Riviera Francesa. Começaram por tratar pessoas que padeciam de doenças crónicas das vias respiratórias superiores. Consideraram que, se os gânglios estavam inflamados e inchados, podia ser consequência da sua doença, ass...

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mã...

Técnica Metamórfica

A TÉCNICA METAMÓRFICA ou TÉCNICA DA BORBOLETA, trata-se de uma técnica de toque subtil ao longo de todo o reflexo da coluna (parte interior do pé), e tem como base o desenvolvimento da consciência humana, possibilitando minimizar ou mesmo anular estruturas e padrões de vida.  Ao desbloquear e equilibrar a energia vital, promove o princípio de auto-cura  e  proporciona um estado de relaxamento e bem-estar que leva ao equilíbrio. De acordo com as descobertas de Robert St. John, toda a zona  reflexa da coluna representa as várias fases do desenvolvimento. Enquanto o pequeno embrião / corpo se forma, são armazenadas informações físicas e emocionais das diferentes fases da gravidez. Robert St. John,  um naturopata inglês é o pai da Terapia Metamórfica. Ao aplicar  a Reflexologia aos seus pacientes, ele conclui que nas áreas, que correspondiam à coluna vertebral, os efeitos da terapia não eram apenas tipo de natureza física, mas eram também emocionais e p...