Avançar para o conteúdo principal

Medicina Tibetana

 
A Medicina Tradicional Tibetana é difundida principalmente no Tibete, nas províncias de Qinghai, Sichuan, Gansu, bem como na Índia e no Nepal.
A Medicina Tibetana nasceu no planalto Qinghai-Tibete com características muito regionais e naturais. Situado na faixa muito fria e com difícil acesso ao exterior e a animais, a Medicina Tibetana desenvolveu as suas próprias especialidades como por exemplo, com o pouco acesso a animais, usa mais plantas e ervas resistentes ao frio, existentes em grandes altitudes e com ar rarefeito.
 No Tibete, o Budismo é a religião mais popular, sendo uma força espiritual, exerce uma grande influência sobre a Medicina Tibetana.

 Teorias fundamentais da Medicina Tibetana   

Segundo a doutrina da Medicina Tibetana, no corpo humano existem:
 Três humores:
O vento na cintura pélvica; a bílis, na parte média do tronco, mais particularmente no fígado e na vesícula biliar; a fleuma, no cérebro;
Os cinco elementos que podem influenciar positiva ou negativamente as sete matérias do organismo humano;
Sete matérias mais importantes:
O sangue, carne, medula, esperma, ossos, gordura e digestão;
E três evacuações:
Urina, fezes e suor;
Os três humores sustentam  a movimentação das sete matérias e três evacuações. Esses três ramos apoiam, restringem e equilibram-se. Quando um dos três encontrar-se mais fraco ou mais forte, a pessoa poderá ficar doente, Por isso, o equilíbrio entre os três é importante.
Segundo a Medicina Tibetana, as doenças são causadas por desequilíbrio entre os primeiros três humores, que prejudica a vitalidade do homem. Por isso, o tratamento e a cura se baseiam na procura da harmonia entre os três humores.

Anatomia e microrganismos
Devido à cultura e tradições diferentes, a anatomia tibetana fornece uma descrição quantificada do que deve ser um organismo perfeitamente constituído.
Avalia-se o corpo pelos cinco grandes órgãos, como Coração, Fígado, Baço, Pulmão e Rins, e os seus acoplados, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Estômago, Bexiga e Vesícula Biliar.
A Medicina Tibetana antiga toma o Coração como o Rei de um estado, Pulmão como ministro, Fígado e Baço como concubinas e estabelece um íntimo relacionamento entre eles.
Uma parte destes órgãos participa da vida do organismo, consumindo certas matérias; outra parte encontra no corpo apenas seu habitat, do mesmo modo que a casa onde moramos; outra parte ainda, por causa de seu Karma, deve realizar todo tipo de funções.
Qualquer que seja a categoria, estamos ligados a eles e sofremos com os distúrbios que os afectam. Por isso, a Medicina Tibetana antiga já contava com ricos conhecimentos do corpo humano.

Métodos terapêuticos da medicina tibetana

- Tratamentos:
Na medicina tibetana, para tratar as doenças recorre-se a diferentes técnicas, mas emprega-se, principalmente, medicamentos.
Buddha disse que não há substância sobre a terra, mineral, vegetal ou animal que, quando utilizada com habilidade, não possa servir como remédio. Há dezessete maneiras de preparar as substâncias medicinais: em pílulas, em pó, em unguentos, em infusões, em decocções, misturadas à tsampa (um tipo de farinha), etc.
- Acupunctura a moxabustão
- Massagem Tibetana – Passar remédio em partes do corpo a fim de tirar dores ou curar inflamações.
- Banhos terapêuticos com águas minerais. 

Massagem Tibetana 
Há mais ou menos 10 anos que chegou à Europa, mas é mais conhecida na Alemanha onde, actualmente, tem outra abordagem. Sofreu algumas alterações e adaptações para os costumes e forma de vida ocidental, mas a essência do seu princípio continua viva.
O primeiro contacto com a Massagem Tibetana é um misto de magia, música e toque corporal. As emoções flúem e o toque conforta a mente.
Normalmente, a Massagem Tibetana divide-se em 3 etapas:
     - Massagem corporal (pressionando partes do corpo com subtileza);
     - Massagem vibracional (transmitida pelo som de taças tibetanas);
     - Canalização energética (colocação das mãos em certas partes do corpo).
A massagem é feita com a intermediação de 4 tipos diferentes de óleos:
- Manteiga clarificada que tem gosto doce e morno por natureza. É usado para as condições de vento, stress e torções,
- Òleo vegetal, e o mais usado é o óleo de gergelim. É doce, morno, alivia stress e fortalece o corpo,
- Gordura animal que vem de animais específicos, usados para combater males específicos,
- Tutano.
Loções ou óleos medicinais também são usados e feitos com noz-moscada, manteiga semi líquida de leite de búfala e certos tipos de farinha para fazer uma pasta que também é aplicada em pontos de Acupunctura. Existem várias combinações diferentes para se fazer esta pasta, e cada uma tem seu uso específico.
Existem 4 movimentos principais para a massagem tibetana que são:
- Aplicação de óleo com movimentos longitudinais longos,
- Movimentos circulares friccionando vigorosamente o local,
- Acupressão que são movimentos circulares profundos e localizados em pontos da acupunctura,
- Técnicas triplas
A Massagem Vibracional (transmitida com o som das taças tibetanas) proporciona um excelente instrumento de meditação, reequilíbrio energético, relaxamento e purificação. A utilização destas taças de som tibetanas serve para aliviar o stress e para atenuar todo um conjunto de perturbações nefastas à saúde. A Massagem Vibracional é baseada na ancestral sabedoria tibetana de produção de sons e ultra-sons.
É uma terapia preventiva que pode ser utilizada por qualquer pessoa em qualquer idade.
Ajuda as pessoas a entrarem em contacto consigo mesmas, com serenidade, e a descobrir o seu inconsciente, ao mesmo tempo que permite aumentar a auto-estima e confiança. Para além de atenuar problemas mentais também é útil no tratamento de algumas enfermidades, acelerando o processo de cura. Por exemplo, é usada para tratar dores de cabeça, palpitações, dor lombar, irregularidades menstruais, constipações e sangramentos. No entanto, a massagem tibetana não é indicada em casos de febre alta, inflamação, infecção e inchaço por retenção de líquido.
A melhor hora para a massagem tibetana é no final da tarde ou final da manhã, antes do almoço. O paciente não pode estar com fome, ou ter ingerido muita comida. A melhor época do ano é o Inverno quando o elemento metal que é relacionado com a pele, é mais activo. A massagem é feita para aquecer o corpo e consolidar sua superfície.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Arteterapia

Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.  Vários autores definiram a Arteterapia , todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão, como a arte livre, unida ao processo terapêutico, transformando-a numa técnica especial. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta, o recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo. O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começa a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil, contemporâneo de Pinel. Este profissional estabeleceu um protocolo terapêutico, com finalidade de cura psiquiá

Qual será a melhor hora para acordar?

Qual é a melhor hora para acordar? Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tem a sua "altura" de energia mais alta e menor "altura" de energia. É um ciclo de 24 horas que nos ajuda a saber quando fazer exercícios, comer, fazer sexo, descansar e dormir. Também actua como um meio de comunicação com um órgão ou meridiano específico (canal de energia) do corpo. Esta é a programação que irá ajudá-lo a se limpar melhor, nutrir e reparar seus órgãos e ter emoções equilibradas. Conheça o seu relógio biológico de acordo com a medicina chinesa: ✅ Das 5:00 às 7:00 -  É o momento do intestino grosso, é hora de evacuar e eliminar as toxinas do dia anterior. É também o momento ideal para lavar o corpo e pentear o cabelo. Acredita-se que pentear ajuda a eliminar a energia da mente. Neste momento, você pode sentir emoções defensivas ou sentimentos de estar preso. ✅ Das 7:00 às 9:00 -  É o momento do estômago, por isso é importante tomar a re

Acupunctura Su Jok

Su Jok (Mãos e Pés) Na hora de recorrer à acupunctura como terapia , uma das maiores preocupações é justamente no que refere-se à inserção de agulhas no  corpo, afinal, as pessoas dificilmente gostam de ser espetadas. Mas isto é um grande mito, pois as agulhas são realmente muito finas, e em geral as punções são superficiais, e pode sempre falar com o acupunctor para que assim seja. A terapia Su(mão) Jok(pé) foi descoberta pôr um cientista coreano chamado de Prof Jae Woo, que depois de muitos anos de observação cuidadosa e experiência clínica desenvolveu um sistema novo de terapia que usa só mãos e pés para efectuar os mesmos resultados como acupunctura no corpo.  Terapia Su Jok, é um tratamento físico onde você estimula áreas nas mãos e pés que reflectem os orgãos internos e articulações. Proporcionando um efeito imediato ou em poucos minutos de alivio a dor. Su-Jok é a Acupunctura realizada apenas em pontos localizados nas mãos e pés.  A mão é um microsi